4 objetos que não deveriam ser descartáveis

Thumb 4 objetos que não deveriam ser descartáveis

O descarte de objetos descartáveis é um grande problema que a natureza vem enfrentando nos últimos anos. A decomposição deste tipo de material pode ser, em alguns casos, até mais fácil que os demais recicláveis, mas a sua quantidade não auxilia no processo e faz com que algo pensando de forma a ser benéfico se torne mais arriscado para o meio ambiente, corroborando para o sofrimento de todos nos que precisamos dele para sobreviver.

Existem objetos descartáveis que poderiam ser facilmente substituídos por objetos de mesma utilidade, mas de natureza diferente, os tornando utilidades que poderiam ser usadas mais de uma vez e armazenadas para uma próxima necessidade de utilização.

Hoje, separamos quatro objetos que deveriam ser descartáveis, mas que não são, e por isso acabam prejudicando o funcionamento do ecossistema. Vamos conhecê-los e ver como esta realidade pode ser mudada através da consciência e atitude humana.

Garrafas plásticas

A poluição causada pelas garrafas plásticas é de grande preocupação atualmente, elas podem causar sérios problemas, como o aumento da quantidade de lixos nos aterros, a redução da biodiversidade dos oceanos, aumento da poluição das ruas, mortes de aves e mamíferos marinhos e o desequilíbrio da população de águas dos oceanos, todos estes problemas advindos do mau descarte das garrafas plásticas, que passa a ser uma consequência da alta quantidade delas.

Transformar este objeto de descartável para reutilizável é a melhor opção, e algumas empresas já fazem desta ação com as retornáveis de vidro no lugar das garrafas plásticas, vale ainda reciclar as que você tem em casa, transformando em objetos de decoração e coisas do tipo.

Canudos plásticos

Os canudos de plástico têm sido notados nos últimos meses como vilões do bom funcionamento do ecossistema, sendo altamente prejudiciais ao meio ambiente. Todos os dias, só nos EUA, são eliminados mais de 500 milhões de canudos que por vezes não são adequadamente dispostas, chegando à natureza e causando problemas seríssimos nos mares e animais marítimos.

A ideia seria tirar de circulação os canudos descartáveis e substituí-los por canudos reutilizáveis e individuais, sendo lavados, guardados e usados sempre que possível com materiais necessários à sua devida higiene.

Caixas de papelão

Outro produto que deveria ser substituído de versão descartável para reutilizável é a caixa de papelão. Ela é largamente utilizada hoje em dia no transporte de produtos e por ter a confiança de ser um material reciclável, mas quanto mais se confia, mais se usa e mais se descarta no meio ambiente. E pelo contato que tem com pessoas que não são tão informadas á respeito, existe um mau descarte deste material comprometendo o bom funcionamento do meio ambiente.

Sacolas plásticas

As sacolas plásticas foram por décadas vilãs do ecossistema. Hoje em dia conscientização dos consumidores fez com que elas se tornassem um problema menos aparente, mas ainda existe e preocupa. O descarte mal feito deste tipo de produto faz com que a vida amarinha seja altamente prejudicada e possa sofrer danos irreversíveis, matando vários animais.

O ideal é substituir a sacola plástica pela feita em pano, ou ainda a utilizada em feiras a fim de fazer suas compras normalmente. Se não for possível, s reutilize em casa como saco de lixo, assim diminuindo a quantidade de sacos plásticos usadas na sua casa e em consequencia a quantidade que será descartada no meio ambiente.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE