5 Causas de Convulsões em Gatos

Thumb 5 Causas de Convulsões em Gatos

Convulsões são caracterizadas por movimentos musculares descontrolados. Os gatos podem ter convulsões e isso é um incidente extremamente alarmante para nós. Convulsões em gatos podem variar em sua causa e gravidade. Os animais afetados muitas vezes parecerão “fora de ordem” imediatamente antes e depois do evento de convulsão.

Eles geralmente aparentam não ter consciência do que esta ao seu redor durante a crise, mas as convulsões não duram muito tempo (normalmente um minuto ou mais). Para o dono do gato, esse minuto parece uma eternidade, porque as convulsões serão sempre mais dolorosas dele assistir do que mesmo para o gato que passa por ela.

1. Intoxicação e ingestão tóxica podem causar desconforto e convulsões.

5 Causas de Convulsões em Gatos

A toxicidade pode vir de fontes externas, como plantas tóxicas ou substâncias químicas, mas mesmo doenças metabólicas avançadas (como insuficiência renal ou diabetes) podem parecer uma toxicidade para o organismo devido ao desequilíbrio de substâncias químicas que elas causam. As causas mais notórias de eventos tóxicos que podem levar a convulsões incluem envenenamento por anticongelante e inseticidas.

2. A encefalite (inflamação do cérebro) também pode ocorrer em gatos.

5 Causas de Convulsões em Gatos

Como qualquer inflamação, pode ser infecciosa, parasitária ou auto-imune. Às vezes, se ninguém é capaz de descobrir a etiologia exata, é chamado de idiopático. Os gatos que sofrem de encefalite estão muito debilitados e ficam progredindo frequentemente de movimentos descoordenados para convulsões e falta de resposta. Infecções felinas comuns assim como leucemia felina, podem ser um fator oculto para um transtorno convulsivo.

3. Distúrbios de desenvolvimento são definidos como condições que ocorrem durante a formação e crescimento do animal.

5 Causas de Convulsões em Gatos

Essas coisas podem ser secundárias para processos infecciosos ou apenas um contratempo que ocorreu no desenvolvimento do gato. Um exemplo de distúrbio de desenvolvimento em gatos pode ocorrer quando uma mãe gata é infectada com panleucopenia felina (um vírus muito contagioso para o qual rotineiramente vacinamos) durante a gravidez.

O vírus pode infectar os cérebros dos gatinhos em desenvolvimento e causar distúrbios convulsivos. Existem outros problemas de desenvolvimento que podem afetar o modo como o cérebro é formado e funciona. Convulsões associadas a problemas de desenvolvimento são geralmente observadas em animais novinhos.

4. Lesões na cabeça podem causar convulsões também.

5 Causas de Convulsões em Gatos

Gatos que rotineiramente passam tempo ao ar livre são frequentemente atingidos por carros e sofrem traumatismos cranianos. Às vezes, os gatos com ferimentos na cabeça terão nariz sangrando ou pupilas desiguais, além do escalonamento e das convulsões.

Leia também: 5 razões para manter seu gatinho dentro de casa.

5. Outras causas podem evoluir para convulsões para gatos.

5 Causas de Convulsões em Gatos

Processos cancerígenos podem ser uma razão, dependendo de onde o tumor esteja localizado. Às vezes, a fonte exata nunca é determinada, mas os pacientes podem ser tratados e ter uma alta qualidade de vida.

Seu veterinário irá ajudá-lo a diferenciar essas principais causas de convulsões e explicar o prognóstico e as opções de tratamento. Às vezes, testes de diagnóstico serão necessários.

Nem todas essas causas têm um prognóstico reservado e a intervenção precoce pode ser a diferença entre a vida e a morte. Convulsões não são um problema que pode ser gerenciado em casa sem supervisão veterinária.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos e diga o que você achou nos comentários!

Leia também: 5 Formas Diferentes de Aliviar as Alergias do Seu Gato!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE