5 Receitas Caseiras de Queijo Kefir

Thumb 5 Receitas Caseiras de Queijo Kefir

Para preparar o queijo de kefir, você precisa ter o leite de kefir. Para isso, basta deixar o leite integral descansando com os grãos de kefir, obtidos em comunidades e grupos de doações. Abaixo você confere o passo a passo de receitas. Você pode adicionar os condimentos e temperos que preferir para dar sabor ao seu queijo de kefir. Sirva!

1. Receita de queijo de kefir

Ingredientes:
– 1 litro de leite;
– 1 colher sopa de grãos de kefir;
– azeite de oliva;
– dentes de alho;
– pimenta calabresa;
– folha de louro;
– orégano;
– chimichurri;
– sal.
Modo de preparo: Coloque o leite em uma jarra com os grãos de kefir para fermentar por 48 horas. Retire os grãos de kefir com uma peneira de plástico e coloque para fermentar novamente.
Pegue o leite que foi peneirado, coloque em um coador de pano para tirar o soro. Mantenha na geladeira durante esse processo por 2 dias.
Em um frasco de vidro coloque azeite, os dentes de alho cortados ao meio, sal e os outros temperos.
Com duas colheres de plástico retire porções do queijo de kefir e faça bolinhas. Coloque no azeite e deixe marinar por 1 ou 2 dias. Sirva!

2. Receita de queijo de kefir tipo minas

Ingredientes:
– 500 ml de kefir;
– 2 litros de leite integral;
– 2 colheres de sobremesa de sal.
Modo de preparo: Em uma panela, adicione os dois litros de leite e deixe aquecer. Quando estiver bem quente, mas sem ferver, adicione os 500 ml de kefir e desligue o fogo. Deixe essa mistura descansar por 2 minutos. Tempere com o sal e deixe por mais 2 minutos.
Quando fermentar pegue uma peneira coberta com um pano e uma vasilha embaixo. Com uma colher vá adicionando aos poucos a mistura dentro da peneira. Deixe escorrer bem o soro e vá tirando o excesso que for se formando na vasilha. Depois de extrair bem o soro leve para gelar por 12 horas. Sirva.

3. Receita de queijo de kefir com iogurte

Ingredientes:
– 2 litros de leite integral;
– 750 ml de iogurte de kefir coado;
– 1 pano culinário;
– sal a gosto;
– pimenta a gosto;
– 1 peneira grande.
Modo de preparo: Em uma panela ferva o leite. Quando ferver adicione o iogurte de kefir e misture até talhar. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos ou até que o soro separe da nata. Coloque a peneira sobre um recipiente fundo, cubra com o pano e despeje o leite.
Esprema até tirar todo o soro e leve à geladeira. Coloque em um pote redondo para dar forma. Deixe por 6 horas. Sirva!

4. Receita de queijo curado de kefir

Ingredientes:
– 2 litros de leite;
– 500 ml de soro de kefir coado;
– 2 colheres de sopa de cream cheese;
– sal a gosto;
– pimenta a gosto.
Modo de preparo: Aqueça o leite até ferver então misture o soro do kefir. Misture levemente em fogo baixo separar do leite. Coloque em uma peneira e amasse até separar o soro. Quando obter uma massa com aspecto de ricota, amasse com um garfo e misture o cream cheese. Em uma forma de queijo ou potinho de plástico com furinhos, acomode a massa e aperte para tirar excesso de soro. Para curá-lo, será preciso alterná-lo dia sim, dia não, na geladeira por 5 dias. Quando for voltar à geladeira passe um pano limpo úmido sobre ele.

5. Receita de cream cheese de kefir

Ingredientes:
– leite de kefir.
Modo de preparo: Na noite anterior, prepare uma receita de leite de kefir misturando os seus grãos kefir de leite com 2 litros de leite integral. Retire os grãos e reserve o leite. Sobre o coador de pano ou uma peneira forrada com um pano limpo despeje o leite de kefir e leve para gelar por 12 horas. Retire o soro e use para preparar yakult caseiro e use o cream cheese como preferir.
Para fazer o kefir de água, você precisa obter os grãos de kefir. Eles são obtidos através de doações, alguns portais úteis para isso são esse grupo do Facebook e esse site! Confira algumas receitas com kefir de água para preparar com facilidade em casa e beneficie-se de todas as suas propriedades para a saúde!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE