8 formas de fortalecer a imunidade das crianças

Todo cuidado com a sua criança é importante e usar formas para garantir uma imunidade forte é essencial para que ela cresça saudável!
Todo cuidado com a sua criança é importante e usar formas para garantir uma imunidade forte é essencial para que ela cresça saudável!
Permitir sua criança brincar e se sujar é um fator importante para fortalecer o sistema imunológico dela.
Permitir sua criança brincar e se sujar é um fator importante para fortalecer o sistema imunológico dela.
Chamar as crianças para cozinhar com você, ajuda elas a ficarem interessadas no alimento.
Chamar as crianças para cozinhar com você, ajuda elas a ficarem interessadas no alimento.
Sair no tempo frio ajuda a fortalecer a imunidade das crianças, só agasalhe-as bem.
Sair no tempo frio ajuda a fortalecer a imunidade das crianças, só agasalhe-as bem.
Todo cuidado com a sua criança é importante e usar formas para garantir uma imunidade forte é essencial para que ela cresça saudável!
Permitir sua criança brincar e se sujar é um fator importante para fortalecer o sistema imunológico dela.
Chamar as crianças para cozinhar com você, ajuda elas a ficarem interessadas no alimento.
Sair no tempo frio ajuda a fortalecer a imunidade das crianças, só agasalhe-as bem.

Fortalecer a imunidade das crianças de uma forma adequada e efetiva é muito importante para prevenir doenças, pois um sistema imunológico forte elimina bactérias ofensivas à saúde com muito mais rapidez.

Apesar da imunidade fazer parte de um mecanismo bem configurado no corpo humano, não temos o poder de nascer com um sistema imunológico forte – isso é algo construído ao longo dos anos, com o crescimento. Os pais são responsáveis por garantir que as crianças cresçam saudáveis e, para ajudá-los nessa tarefa, vamos mostrar 8 formas de fortalecer a imunidade dos pequenos com eficácia. No final, tem um bônus essencial para potencializá-la.

Mas, antes, é importante você saber como identificar quando a imunidade deles está baixa.

Um exemplo claro de uma situação em que está tudo bem com a imunidade, é quando a criança fica resfriada ou gripada e se recupera em poucos dias.

Por outro lado, se ela tem infecções frequentes na garganta, nas amídalas, no ouvido e apresenta feridas na pele que demoram sarar, além de alergias, é um sinal de que a imunidade dela está baixa. Se você notar que a criança está ficando doente rotineiramente ou se cansa em fazer pouco esforço, recomendamos que a leve para fazer uma consulta ao médico. A imunidade pode ser a causa desse comportamento. E para ajudar a fortalecer o sistema imunológico dela, comece a usar essas dicas essenciais.

1. Deixe-a brincar no tempo frio

fortalecer a imunidade das crianças

Atividades físicas ao ar livre é uma prática muito importante para estabelecer uma imunidade forte.

Por isso, deixe que a criança saia para fazer alguma atividade nos dias mais frios, nem que seja por pouco tempo. Isso fortalecerá a imunidade dela, além de que ela aprenderá a se exercitar. Deixe que ela tome o ar fresco de um ambiente frio, principalmente, se ela passa longos períodos em ambientes pouco arejados.

2. Ofereça carboidratos integrais para elas

Evite “carboidratos vazios”

Não é à toa que carboidratos como o do pão branco – que as crianças adoram – sejam conhecidos como “carboidratos vazios”, pois quase não contêm nutrientes e são ricos em amido, que o organismo transforma em açúcar. Para processar esse açúcar, o organismo é obrigado a usar boa parte do armazenamento de vitaminas do complexo B – o que acaba enfraquecendo a imunidade.

Por outro lado, carboidratos puros como os do pão integral, da aveia e dos legumes, também usam a vitamina B para serem processados, mas ao mesmo tempo contêm essa e outras vitaminas, evitando qualquer deficiência. Substitua o pão branco pelo integral e coloque aveia no iogurte da criança, assim a imunidade dela ficará mais fortalecida.

3. Ofereça alimentos coloridos

fortalecer a imunidade das crianças

Crie o hábito de comer frutas e vegetais, para fortalecer a imunidade das crianças.

Comer frutas e vegetais, não é uma tarefa fácil, nem mesmo para os adultos. Mas esses alimentos são poderosos antioxidantes naturais,  que são eficazes na luta contra os radicais livres – graças à combinação de fibras e antioxidantes.

Aqui vão alguns alimentos ricos em vitaminas para você oferecer aos pequenos:

  • Vegetais verdes escuros como couve manteiga, brócolis e escarola: são ricos em ácido fólico que ajudam na formação de glóbulos brancos, células responsáveis por defender o organismo;
  • Inhame: ajuda a aumentar as defesas do organismo, tem ação anti-inflamatória. Contém vitamina do complexo B, ferro e magnésio. Sua ação antioxidante ajuda a eliminar toxinas do corpo;
  • Gengibre: rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Também ajuda a tratar inflamações na garganta;
  • Castanhas, como a linhaça, sementes de girassol e chia: são ricos em zinco, mineral responsável pela defesa do organismo;
  • Leguminosas como o feijão, lentilha e ervilha: combate resfriados, gripes e outras doenças.

Dica: Para manter os nutrientes do alimento, cozinhe no vapor.

4. Deixe-as se sujarem

fortalecer a imunidade das crianças

Não se preocupe, é verdade que se sujar faz bem!

Muitos pais entram em desespero quando as crianças decidem brincar na terra, na lama, na grama ou qualquer outro lugar em que elas possam se sujar. No entanto, isso tem seu lado bom. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Bristol no Reino Unido, a exposição à terra, estimula a felicidade e melhora o sistema imunológico. O chefe da pesquisa, Chris Lowry, disse que o estudo “o faz pensar se não deveríamos todos passar mais tempo brincando na terra”, ou seja, deixe as crianças brincarem na terra. Isso só vai trazer benefícios à elas!

5. Inclua suplementos para ajudar a fortalecer a imunidade das crianças

Além da alimentação natural do dia-a-dia, o uso de suplementos pode contribuir para a manutenção da imunidade. Aqui vão alguns deles:

  • Zinco: ajuda na cicatrização;
  • Glutamina: fonte de energia para as células de defesa do organismo e antioxidante;
  • Vitamina A: tem ação anti-inflamatória;
  • Vitamina B6: atua na produção das células de defesa;
  • Vitamina C: aumenta a quantidade de glóbulos brancos;
  • Vitamina D: exerce ação nas células de defesa, ajudando a prevenir doenças;
  • Vitamina E: ajuda a retardar naturalmente o envelhecimento das células para combater problemas de saúde;
  • Selênio: antioxidante e anti-inflamatório.

Essas vitaminas podem ser encontradas nos alimentos, mas é recomendável consultar um médico especialista para ele dizer a quantidade necessária de vitaminas que sua criança precisa ingerir. Nesse caso, usar os suplementos em forma de pílulas é uma escolha inteligente – pode ser mais fácil controlar a ingestão adequada das vitaminas.

6. Use o limão para fortalecer a imunidade das crianças

O limão ajuda o organismo a desenvolver boas bactérias.

O limão ajuda a equilibrar os níveis de pH do organismo, o que o permite desenvolver bactérias saudáveis que combatem vírus nocivos à saúde.

Aqui vão algumas formas para você usar o limão na alimentação das crianças:

  • Adicione uma fatia de limão na garrafa de água da criança: a água saborizada com limão é muito agradável de ser consumida.
  • Adicione algumas gotas de limão no molho de salada: essa é uma forma de agregar mais sabor à refeição.
  • Prepare uma deliciosa limonada: aproveite e chame as crianças para ajudar a espremer os limões, elas vão ficar interessadas na situação.

7. Reduza o uso de açúcares brancos

Ajude as crianças a evitarem o consumo excessivo de doces para facilitar o organismo delas a absorver vitaminas importantes.

Foi comprovado que uma colher de chá de açúcar pode diminuir a imunidade de uma criança em até 50%, dentro de 24 a 48 horas após o consumo. Dentro do organismo, o açúcar branco refinado “compete” com as vitaminas para ser absorvido, especialmente com a vitamina C. Dificultando o funcionamento saudável do organismo.

Porém, é muito difícil fazer com que as crianças evitam completamente o açúcar – a maioria delas adoram doces. No entanto, é preciso controlar a quantidade. Para isso, você pode optar por alternativas mais saudáveis para adoçar os alimentos, como o mel, o agave e até mesmo o melado de cana.

8. Atente-se para a qualidade do sono das crianças

fortalecer a imunidade das crianças

Criança saudável dorme bem!

Não é só o tempo de sono que interessa, mas também a qualidade dele.

Durante o sono, o hormônio melatonina, também conhecido como o “hormônio da escuridão”, ajuda no tratamento de doenças infecciosas.

Para ajudar a garantir que a melatonina seja bem utilizada pelo organismo da criança, mantenha o quarto suficientemente escuro e certifique-se de que elas não adormecem na frente de eletrônicos, como televisão, computador, celular e tablets. Um artigo publicado na revista Nature, cita que a luz emitida por esses aparelhos, é especialmente prejudicial à indução natural do sono. Ou seja, ela é uma causa de insônia.


Bônus

Nossa dica final para ajudar a fortalecer a imunidade das crianças é um suco de maçã com abacaxi. Rico em cálcio, vitamina C, fósforo e potássio, essa receita simples irá hidratar o organismo e potencializar o sistema imunológico dos seus pequenos. Confira:

Ingredientes:

  • ¼ de maçã
  • 1 rodela de abacaxi
  • 1 colher de sopa de mel
  • ½ xícara das de chá de erva-cidreira picada
  • 1 copo de 100 ml de suco de laranja
  • ½ copo de água mineral ou filtrada

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe para ficar mais agradável para as crianças.

O que achou? Se esse artigo foi útil pra você, compartilhe no Facebook, para mais pessoas usufruírem dessas informações!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE