9 Benefícios do Pilates Que Você Precisa Conhecer

Thumb 9 Benefícios do Pilates Que Você Precisa Conhecer

Você já conhece a história de pilates? Venha conhecer a historias de pilates e 9 benefícios que esse poderoso exercício pode trazer para sua vida.

Você sabia que o pilates foi desenvolvido por Joseph H. Pilates, filho de um pai ginasta e de uma mãe que acreditava no poder da cura com ervas medicinais no lugar de medicamentos. Porém, Joseph H. Pilates, filho do casal nasceu com a saúde debilitada, possuía comorbidades como; asma, febre reumática e era raquítico.

Mas com a história de vida dos pais o garoto Joseph H. Pilates, resolveu superar seus obstáculos. Sabendo que suas dificuldades eram provenientes da asma que comprometia sua respiração e a má postura proveniente do raquitismo (doença causada por vitamina D).

Ele desenvolveu técnicas para controlar sua respiração e melhorar a sua postura, sempre saía para o ar livre onde se exercitar melhor e utilizava suas técnicas. Com o tempo o Joseph aperfeiçoou suas técnicas e hoje o exercício físico de pilates que fortalecemos os músculos, controlamos a respiração, corrigimos a postura e artrite, é homenagem a Joseph.

Mas vamos falar do que interessa.

Assim como esse homem, todos nós somos capazes de melhorar e superar nossos obstáculos.  E hoje quero apresentar para você os benefícios do pilates para sua saúde, o pilates é um exercício magnifico que você precisa conhecer, pois pode te ajudar em diversas fases da vida.

Convido você a conhecer os 9 benefícios do pilates, que atende desde a gestante até pessoas com comprometimento cerebral.

1) Pilates no Tratamento da Obesidade

A obesidade é uma comorbidade que vem alastrando pela humanidade. É a partir dela que vem surgindo outros tipos de doenças como:

  • Hipertensão.
  • Dislipidemias.
  • Diabetes Tipo II.
  • Artrites.
  • Dispneia.
  • Apneia do Sono.

Entre outras diversas doenças que pode vim a acometer esse indivíduo, até mesmo o câncer.Mais saiba que o exercício de pilates pode auxiliar na perda de peso inicial desse indivíduo. Sim, pois o exercício de pilates pode ser feito de forma mais lenta, e com diversas formas de se exercitar.

Isso auxiliará a pessoa obesa ou acima do peso, pois essa sempre sente muitas dores nas articulações como (joelhos, tornozelos). Sem contar que as técnicas utilizadas, nesse tipo de exercício sempre visa ao melhoramento da respiração e da postura desse indivíduo.  Ao trabalhar a obesidade de forma moderada e consciente o paciente se sentirá mais confortável e voltara as aulas, e consequentemente perderá peso.

2) Pilates Para Gestantes

Durante a gestação a mulher passa por algumas fases, o pilates auxilia na execução de exercício físico em cada fase. Para que a mãe nem o bebê sofra lesões durante a gestação, o exercício tem função fundamental, nessa fase da vida. O pilates ajuda a mãe manter massa magra o que ajuda no parto, sem contar que a facilita o emagrecimento nos pós o parto.

Sendo assim o pilates durante a gestação é de grade importância, pois além dos benefícios citados acima ele trabalhar a postura e a respiração da mãe. O mais importante é que durante o exercício a mãe estará trabalhando a oxigenação do feto. Sendo assim ao final da gestação a mãe e o bebê estarão prontos para o parto, mãe com a coluna e pélvis fortalecidos e o bebê com a oxigenação controlada.

3) Pilates na Terceira Idade

Não tem como escapar, todos um dia chagarão na terceira idade, ela tem início após os 60 anos de idade, quando ela chega o indivíduo já se encontra debilitado. Isso significa que, o equilíbrio fica comprometido, assim como, intensas dores nas articulações, coluna e de forma geral o corpo, o mesmo perde a flexibilidade.

As complicações citadas acima são apenas algumas das muitas que podem vim aparecer com a idade, porém saiba que ao se exercitar você previne e até corrige muitas delas.

O exercício físico muitas vezes não é bem aceito por esse grupo, porém o pilates é um tipo de exercício que trabalha as articulações, respiração e postura. Na terceira idade temos resultados incríveis no pilates.

Separamos alguns para você:

  • Redução das Dores Corporais. Pois o exercício de pilates trabalha o corpo todo corrigindo as dores que se espalham pelo mesmo, principalmente na terceira idade.
  • Fortalece o Corpo e Melhora o Equilíbrio. Devido à perda de massa magra o idoso tende a ser fraco e ter menos equilíbrio, com o exercício ele aumentará a resistência corporal ganhando mais equilíbrio e energia.
  • Melhora a Concentração. É comum que durante o envelhecimento os indivíduos fiquem desatentos, porém no exercício de pilates é necessária concentração para controlar a respiração e compreender os exercícios proposto.

Com esses benefícios o idoso melhora o bem estar e aumenta os anos de vida.

4) Pilates para a postura

Foto de mulheres praticando pilates em um parque.

Ao longo dos anos a tendência de violar a saúde da coluna é muito grande pois, a maioria dos indivíduos senta, abaixa, caminha e dorme de maneira inadequada. Porém demora para certificar como anda a coluna e quando percebe, já se encontra com dores e com outras comorbidades.

O exercício de pilates visa muito o melhoramento da postura, através dele você compreende melhor a maneira correta de se sentar, abaixar, e até mesmo dormir. O exercício de pilates irá trabalhar nossa região enfraquecida e ajudar a fortalecer essa região, sendo assim o pilates trabalha enfraquecimento dos músculos da coluna.

O exercício de pilates irá trabalhar todos os músculos melhorando assim a sua força muscular e ajudando na sua postura e consequentemente aliviando as dores. Inicialmente sempre é recomendado utilizar exercício de baixa intensidade até seu corpo acostumar.

5) Exercício de Pilates na Definição do Abdômen

Você sonha com a barriga definido? E não está alcançando esse sonho? Então saiba que o pilates é uma ótima maneira de definir seu abdômen. Sabe como? Durante a aula de pilates o tempo todo você controla a respiração e consequentemente a musculatura do abdômen, sem contar que ao final das aulas pode fazer a seção para essa região em especial.

6) Melhora o Condicionamento Físico

Quando falamos de condicionamento físico o que te vem pela cabeça? Então, nada mais é do que manter o seu coração, pulmão e vasos sanguíneos em harmonia durante a pratica de exercício físico, para que seu corpo não sofra lesões. Muitas pessoas quando pratica exercício físico sofre por não ter esse condicionamento físico preparado.

E para melhorar esse estado físico, nada melhor que exercício de pilates, pois durante a pratica desse você estará:

  • Com a Frequência Cardíaca em Repouso Diminuída.
  • Diminuição da Pressão Arterial.
  • Diminui a Resistência Periférica.
  • Melhora a contração Cardíaca.
  • Melhora a Frequência Respiratória.

Além de todas as melhoras corporais citadas acima, temos o conforto na prática de exercício físico, a durabilidade do mesmo com maior intensidade e melhor perda de peso.

7) Exercício de Pilates Para Controle do Estresse

Mulher Praticando Pilates na Praia para Controlar Estresse

A maior parte da população humana não se preocupa com a respiração, sim a respiração, esse ato tão comum que proporciona a nossa existência tem, muitos outros potenciais. A respiração tem como função base transferir oxigênio para os nossos pulmões que fará a distribuição pelo nosso corpo.

Além disso a respiração de forma correta é capaz de controlar até mesmo nossas emoções. O exercício de pilates irá conduzir a sua respiração de forma que controle-a durante os exercícios e após, no seu dia a dia.

E o melhor de tudo é que se você aprende a controlar a sua respiração você consegue trabalha-la durante os momentos de estresse, que serão raros pois você estará praticando exercício físico e controlando seus extintos.

8) Exercício de Pilates Para Homens

Muitas pessoas ainda veem o pilates como exercício para mulheres, porém esse é um preconceito bobo. O pilates é para todos e em todas as idades, além de um exercício físico ele é um exercício que te ajuda a controlar as dores físicas e emocionais do dia a dia.

Mas, como disse anteriormente, o pilates auxiliará no ganho do abdômen perfeito, pois a academia na maioria das vezes não atende os membros inferiores e superiores. O pilates, diferente da academia, irá trabalhar a sua barriga, sem contar que você melhorará seu condicionamento físico e tendo uma vida física melhor.

Claro que pode revezar entre o pilates e a academia; os dois juntos farão maravilhas no corpo masculino e feminino.

9) Exercício de Pilates em Doenças Neurológicas

Nos dias atuais milhares de pessoas estão sendo acometidas por doenças neurológicas, que podem ser reversíveis ou não, dentre essas temos: Acidente vascular cerebral (AVC), que muitos indivíduos acometidos morrem ou permanece com sequelas irreversíveis, possui também a esclerose múltipla que acomete cerca de 35 mil brasileiros, Doença de Parkinson, que tende a acomete pessoas acima de 65 anos, entre outras.

Estas doenças trazem grandes complicações, entre eles a fraqueza muscular, a perda de equilíbrio, perda ou diminuição dos movimentos, comprometimento na atenção. Mas como o exercício de pilates pode ser útil? Fácil, o exercício de pilates trabalhara a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, com uma respiração controlada, o fortalecimento dos músculos e a melhora da atenção. De formas individuais o exercício de pilates irá auxiliar cada indivíduo na sua recuperação. Trazendo melhores benefícios ao seu prognostico.

O exercício de pilates pode fazer maravilhas na sua vida, se você não se encaixa em nenhum desses noves beneficiados, não se preocupe pois o exercício de pilates é para todos. O exercício de pilates pode te ajudar na prevenção de doenças e auxiliar no seu dia a dia. Pratique exercício físico e se tem problemas com academias ou não procure pelo pilates talvez seja isso que falte na sua vida.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE