Acampar: Uma Aventura Em Família

Thumb Acampar: Uma Aventura Em Família

Acampar é um programa para todas as idades. Nas férias ou mesmo em um simples fim de semana, que tal sair com toda a família para um passeio que proporcione uma integração total com a natureza, sem gastar muito dinheiro? E juntos curtirem tudo que tem direito? Sonho impossível? Não, claro que não!

Coloque a mochila nas costas e solte-se por ai com a criançada, numa viagem fantástica, rumo ao primitivo. Brasil é uma terra onde a natureza é bonita, colorida, viva. Mas o que você já conseguiu aproveitar de tudo isso? Pense nisso, a princípio pode parecer uma loucura, uma viagem bem trabalhosa e complicada.

Em compensação, os adultos podem aproveitar o tempo livre para descansar e redescobrir as coisas simples da natureza e o resultado é uma paz de espírito enorme para voltar às atividades do dia a dia, a alegria de ver seus filhos em contato com a natureza e a interação familiar que uma atividade como esta propicia, podem ser muito compensadores.

E qualquer esforço pode valer a pena.

Acampar Uma Aventura em Família

Uma Aventura Em Família

A família em harmonia, aposta numa aventura em que a natureza, com todos os seus encantos é o pano de fundo. Uma fogueira completa o cenário tornando-o ainda mais aconchegante. Estar sentados na grama sob as estrelas é fenomenal. As crianças se deliciam com o gosto da liberdade. Todos juntos e isso é o mais importante.

No acampamento até o rotineiro café da manhã tem um gosto especial: acordar, sair da barraca e beber um gostoso café com leite ou chocolate quentinho ao ar livre, é certo que todos vão amar.

Para facilitar seu trabalho vamos dar todas as dicas para um bom camping: o equipamento indispensável, o que levar na bagagem, aonde ir, o que comer etc. Você vai encontrar tudo o que é importante para fazer deste programa de férias ou fim de semana algo realmente inesquecível.

Coragem e pé na estrada.

Locais Para Acampar no Brasil

Aonde Ir

Há áreas de Camping nas praias, nas montanhas e em grandes cidades do Brasil. Hoje em dia existe no Brasil, inúmeras área com camping organizado, e que possuem instalações padrões como cantina com alimentação caseira, banheiros feminino e masculino, chuveiro, tanques de lavar pratos, estacionamento e vigilância permanente.

Nesses campings organizados você paga uma diária por pessoa, caso não seja sócio.

Para facilitar sua escolha recorra a uma sede de Camping do Brasil. De preferência a do Estado em que deseja acampar. Nestas sedes você obterá informações sobre os Camping’s mais próximos de suas cidades.

Para encontrar um local que deseja acampar e obter todas as informações necessárias, você poderá também acessar o Mapa das áreas de Camping espalhadas no Brasil.

O que levar para Camping

O Que Levar

Na hora de arrumar a mochila, as peças indispensáveis para levar ao acampar são, sem sombra de dúvida, o calção e o biquíni, mesmo que o passeio não seja a beira-mar, pois sempre existe a possibilidade de tomar banho numa cachoeira ou riacho próximo. Roupa de cama e de banho.

Para um fim de semana ou feriado prolongado, um adulto só precisa levar um conjunto Training, uma calça jeans, duas ou três camisetas, um casaco – os de náilon são os melhores, pois servem para proteger contra a chuva também, – um suéter, tênis, bota para caminhada e um par de sandálias tipo havaiana.

As crianças precisam ficar bem a vontade. Para elas basta por na bagagem, um suéter, um casaco de náilon, um conjunto Training, uma calça comprida, dois shorts e umas quatro camisetas. Em lugares frios é conveniente também levar um gorro de lã.

Logo após a arrumação das roupas, vem uma segunda lista, a de utensílios indispensáveis para qualquer campista. Uma lanterna, uma caixa de primeiros socorros com esparadrapo, gaze e todos os apetrechos necessários em pequenos acidentes- inevitáveis, aliás, quando há crianças por perto.

Quem tiver um canivete não deve esquecê-lo é um objeto de mil e uma utilidades. Um repelente é fundamental para assegurar um sono tranquilo e a escova de roupa e um espanador são muito uteis na limpeza da barraca.

Barraca de Camping

O Equipamento

Na hora de acampar a barraca é o item mais importante a ser levado em consideração, ao escolher esta, você deverá levar em conta o tamanho da família. Existem barracas de todo tipo, há as mais sofisticadas que mais parecem casas ambulantes, outras mais simples, conhecidas como do tipo canadense, podem ser encontradas em diversos tamanhos, e se assemelham com uma letra V, invertida.

Em qualquer loja especializada você encontrará barracas de todas as formas e tamanhos.

Na hora de comprar não se esqueça de pedir ao vendedor que lhe ensine muito bem a forma de armá-la. Se precisar leia o manual e busque entender bem. Isso evitará futuros aborrecimentos na hora do acampamento. E, caso você não queira se arriscar numa compra dessa logo da primeira vez, veja se consegue arrumar uma emprestada ou até mesmo alugue uma.

Depois de escolhida a barraca, chega a hora de preocupar-se com o equipamento de dormir. Os sacos de dormir são os mais práticos, pois dispensam cobertores, há também os colchonetes, uma cama de lona que desarma e é muito prática, e para os bebês campistas, um berço dobrável que possui uma tela contra insetos muito prática, que se fecha com um zíper.

Se você optou por cozinhar no acampamento, vai precisar de um fogareirinho acompanhado de um bujão de gás, este é um objeto básico no acampamento. E mesmo que no acampamento exista energia elétrica outra peça importante é o lampião a gás que poderá ser adaptado no mesmo bujão utilizado pelo fogão.

Para a cozinha de um campista, os utensílios indispensáveis são:

Bacia tamanho médio para separar os pratos sujos e lavá-los, uma panela teflon, algumas garrafas de água potável, um abridor de garrafas e um de lata, uma geladeira de isopor para conservar os alimentos perecíveis, talheres, um facão, guardanapos de papel, sabão neutro para lavar louças, copos, canecas e pratos de plástico ou de alumínio, para evitar quebra de louças, num primeiro momento esta lista pode parecer muito dispendiosa, entretanto esse material dura a vida inteira, servindo para muitos acampamentos. É um investimento que vale a pena.

Dica: Você pode encontrar equipamentos para camping, desde barracas, colchões infláveis, Sacos de dormir, Isolantes térmicos, Itens p/cozinha, Lanternas, Mochilas, etc. Nas Lojas Americanas, Casas Bahia, Submarino, Walmart e outras.

Local Seguro para Armar a Barraca

Onde Armar

Ao acampar você deve levar em conta um detalhe fundamental para o conforto e a segurança: a armação da barraca. Os terrenos muito próximos do mar, irregulares ou em declive, devem ser evitados.

A sombra, de uma arvore frutífera é, também, uma péssima localização. O campista fica mais sujeito aos raios e também se arrisca a ficar sem dormir, numa eventual ventania, devido a queda de frutos que, ainda por cima, podem manchar o toldo da barraca.

Além disso, o local escolhido deve ficar longe de encostas,  por onde possa descer uma enxurrada. E a barraca nunca deverá ficar de lado para o vento, pois uma ventania forte pode chegar a levantá-la. Sua posição deve ser sempre de frente ou de costas para a corrente.

Antes de começar a instalar o acampamento, é sempre bom dar uma pequena capinada no terreno, a fim de evitar galhos  e frutinhos, que quase sempre incomodam na hora de dormir. E quando se escolheu  ficar em um Camping organizado, deve-se observar outros cuidados: é bom alojar-se próximo aos sanitários e lava-pratos, mas nunca ao lado deles, para não ser perturbado pela movimentação própria desses lugares.

Cozinha Acampamento

A Cozinha

O Planejamento da alimentação num acampamento deve levar em conta duas preocupações básicas: a nutrição e o aspecto prático. Ao acampar com crianças, elas  não podem ficar alimentando-se apenas com petiscos e salgadinhos.

É necessário pensar em algo nutritivo, o  que não excluí o sanduíche uma refeição que agrada a todos e tem inúmeras possibilidades de variação. Por outro lado, o segredo da culinária de acampamento, está em conseguir simplificar ao máximo, para aproveitar bastante o tempo. É importante, também, que toda a família coopere. Um se encarrega de buscar a água, o outro de lavar os pratos e arrumar o lixo, Dessa forma tudo andará mais rápido.

Algo indispensável que você deverá levar ao acampar são os enlatados, entre eles destacamos: Palmito, sardinha, creme de leite, leite condensado, chocolate em pó, óleo, azeite, doces em calda, sopas em pacotes. Quem tiver criança pequena pode acrescentar farinha láctea, maisena, aveia e leite em pó ou em caixinhas.

Para completar a lista não se esqueça dos ovos, açúcar, sal, manteiga ou margarina, café, batata, macarrão, feijoada em lata, farinha de mandioca ou farofa pronta, maionese, frutas e biscoitos. Uma boa pedida é já levar pronto de casa um bom peso de carne de vaca, ou galinha assada, pois muitas vezes, as crianças estranham as comidas condimentadas do acampamento. Você pode levar carne de frango ou bovina previamente temperada, em açougues você costuma encontrar.

Os tipos e variedades de alimentos que se pode levar para um acampamento são inúmeros, faça sua lista com antecedência, para não faltar os itens básicos e indispensáveis.

Comidas Para Camping

Um Menu Prático

  • Maionese incrementada

Aipo cortado em pedaços pequenos, batata cozida e cortada (ambos podem vir preparados de casa). Uma lata de atum ou sardinha, e um vidro de maionese. Na hora de servir, basta temperar a maionese com um pouco de azeite, sal e mostarda e misturar todos os ingredientes.

Dica: Você pode usar o miojo incremente acrescendo salsicha ou linguiça defumada; batatas e verduras, legumes, cortadas bem fininho. Fica muito gostoso.

  • Macarronada Diferente

Para um pacote de macarrão tipo espaguete ou talharim de 500 gramas.  Separe uma garrafinha de creme de leite fresco. 2 pacotes de 100 gramas (cada) de queijo ralado.  Uma colher de sopa de manteiga. Uma cebola média cortada em pedacinhos e um tablete de caldo de galinha.

Derreta a manteiga, doure a cebola e junte o tablete de caldo de galinha. Quando estiver dissolvido, acrescente o creme de leite, em seguida, o queijo para que derreta, deixando no fogo por 5 minutos. Cozinhe o macarrão e derrame o molho por cima. Quem dispuser de uma geladeira de isopor, pode trazer o molho pronto de casa.

  • Bifinhos de carne moída

Meio quilo de carne moída, um envelope de sopa de cebola, um ovo e óleo para fritura. Coloque a carne dentro de uma tigela junto o conteúdo da sopa, o ovo inteiro e misture bem. Divida a massa em oito porções iguais, faça os bifes redondos e chatos e frite dos dois lados.

  • Sopas Noturnas

Para esquentar, a noite, nada melhor do que uma sopa.  As de pacote podem ser enriquecidas. Aspargos e cogumelos em conserva dão um sabor especial a esses cremes, quando cozidos junto com a sopa.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE