Alongamento! Será que é um boa ideia fazer?

Thumb Alongamento! Será que é um boa ideia fazer?

Senta que hoje é o assunto mais polêmico que parece. Alongamento será uma boa ideia? Quando pensamos em alongamento, existem aqueles que defendem com unhas e dentes, outros que não vê motivo para fazer, e até mesmo a turma que nunca parou para pensar a respeito, está ali em cima do muro.

Seja qual for a sua situação, o fato que é muito importante que você entenda o que é o alongamento e porque existem tantas dúvidas a respeito dele. Então vamos lá! O alongamento é o movimento que você faz com o seu corpo para causar o afastamento da origem do músculo da sua inserção. Gerando o alongamento das fibras musculares, para isso acontecer, você usa muitas estruturas.

Estruturas Usadas no Alongamento

  • Articulações;
  • Ligamentos;
  • Tendões;

Estruturas que possibilitam, complementam, estabilizam os seus movimentos durante o alongamento. De acordo com Paul Ingram (massoterapeuta) especialista no tema, afirma ter tem cinco razões principais do porque as pessoas se alonga.

Cinco Razões Porque as Pessoas se Alongam

  • Aquecer / Prevenir Lesões;
  • Para Diminuir Dores e Rigidez Muscular;
  • Aumentar a Flexibilidade;
  • Performance em Exercícios;
  • E Porque Simplesmente Gostam de se Alongar;

Bom é que o assunto fica polêmico! Esses são os motivos pelos quais as pessoas se alongam, mas será que eles fazem algum sentido? Será que o alongamento realmente traz benefícios para o nosso corpo? Antes de mais nada vamos deixar uma coisa clara por aqui. Alongamento não previne lesão!!

Foi a conclusão à qual chegaram os pesquisadores do Centro de Epidemiologia Estudos Comunitários do SMBD – Jewish General Hospital  em Montreal no Canadá.

Alongamento ou Aquecimento?

Ao fazer uma revisão da literatura publicada sobre o tema, quem tem esse papel de prevenção é o aquecimento. Ele é quem deve ser feito antes do seu treino, já que prepara os seus músculos e articulações, ajuda seu coração bombear melhor o sangue e aumenta gradativamente a freqüência cardíaca. Deixando seu corpo pronto para o exercício que você vai fazer em seguida. Seja ele aeróbico ou de força!

No curto prazo, o alongamento tem um efeito imediato fazendo seus músculos relaxarem, por mais que não existam unanimidade sobre o alongamento depois do treino, ajuda na recuperação muscular ou não. O fato é que ele pode provocar uma sensação de alívio nos músculos. Ou seja! Muitas pessoas sentem que estão descontraindo a musculatura, e acabam consequentemente relaxando.

Esse relaxamento muscular, pode ser feito até mesmo durante seu dia. Você tiver no trabalho, na faculdade, em casa, ou em qualquer outro lugar e sentir que seus músculos estão rígidos ou doloridos. Pode ser uma boa ideia, separar uns minutinho e dá uma alongada. Isso relaxa seu corpo, aumenta sua disposição, para o resto do dia, e pode melhorar inclusive a sua consciência corporal.

Maior Benefício que o Alongamento Pode Trazer o seu Corpo

O benefício é a médio e longo prazos, esse é o chamado efeito crônico, e faz com que você tenha um aumento na sua flexibilidade que é uma capacidade física. Da mesma forma que a força, velocidade e agilidade. Alguns profissionais de educação física, acreditam que ter um bom alongamento, faz com que você tenha uma melhor resposta muscular a certos exercícios no seu treino.

Se você possui alguns músculos encurtados, de modo que! Não tem uma boa flexibilidade. Talvez não consiga fazer um movimento com tanta precisão. Por exemplo, seus músculos adutores da coxa não tem tanta flexibilidade, você não vai conseguir realizar exercícios de adução e abdução, abrindo e fechando as pernas com tanta amplitude e precisão quanto você teria, caso tivesse um bom alongamento. E isso vale para todo o seu corpo!

Da para se Melhorar a Flexibilidade com Alongamento?

Mas infelizmente não é tão fácil assim, ter essa flexibilidade aumentada a ponto de ter grandes melhoras funcionais dos seus movimentos. Estudos apontam que o alongamento pontual, como a maioria de nós fazemos, que dura de 20″ a 30″ segundos em cada posição, dificilmente vai aumentar a flexibilidade da pessoa. Para isso é preciso realizar o chamado treino de flexibilidade.

Que é uma série de exercícios de alongamento, com duração de pelo menos quatro minutos cada. Por outro lado, em um artigo publicado sobre o tema, o Ingram levanta uma questão que você também deve estar se perguntando. O treino de flexibilidade faz com que eu fique mais flexível! Mas e daí? Como é que isso pode ser útil ou relevante para mim? A opinião de Ingram, e ele não está sozinho.

É de que a maioria de nós não precisa efetivamente uma boa flexibilidade para realizar um movimento do dia a dia. A não ser é claro, se você for um atleta, acrobata, um contorcionista, um instrutor de yoga. A maioria das pessoas já possui uma boa amplitude de movimento fisiológico. Que é suficiente para cumprir com suas exigências funcionais. Neste caso não há necessidade de realizar treinos de flexibilidade.

Alongamento para Algumas Finalidades

Agora se você percebe que não consegue realizar certos movimentos por falta de alongamento, e isso começa a impactar a sua rotina, pode ser importante alongar os músculos e preparar articulações. O alongamento não previne o seu corpo de lesões! Não existe unanimidade sobre os benefícios de se alongar. Alongamento pode trazer relaxamento e uma sensação de alívio na musculatura.

No longo prazo, em termos de flexibilidade, podem aumentar a amplitude dos movimentos. É importante trabalhar sua flexibilidade caso você sinta que não conseguem realizar certos movimentos da maneira como gostaria. E o fato é que o alongamento é muito prazeroso e relaxante. E tem motivo melhor que esse para separar alguns minutinhos e da aquela alongada de vez em quando?

Alongamento trás vários benefícios para sua saúde, juntamente com atividade física. Cuide da sua saúde!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE