Aprenda a instalar um chuveiro

Thumb Aprenda a instalar um chuveiro

Os chuveiros elétricos funcionam aquecendo a água fria e eliminam o desconforto de ter de esquentar água para se ter um banho agradável e são uma opção econômica. Como a energia elétrica necessária para os elementos elétricos é grande, os chuveiros precisam ser conectados a circuitos elétricos independentes. Este texto guiará você para que aprenda a instalar um chuveiro com passos básicos além de dar algumas dicas para tornar mais fácil e segura essa tarefa.

Primeiro pense na sua segurança

Ao instalar um chuveiro elétrico, é recomendado que se use chaves com cabos isolantes. Essas chaves são automaticamente desconectadas ao detectar correntes elétricas de pequenas intensidades (na ordem de centésimos de ampères), mas que podem ser fatais se atravessassem o corpo humano.

Evite se molhar e realizar a tarefa descalço, se houver criança por perto não se esqueça de mantê-las longe durante todo processo. Deixe tudo organizado para tudo correr bem, pois mexer com eletricidade sempre envolve um grande risco.

Deixe fácil os materiais para o procedimento

Você vai usar:

Chaves de fenda com cabo isolante (plano e estrela)

Alicate com cabo isolante (ponta, corte e universal)

Chuveiro elétrico

Fio de 2,5 ou 4 mm2

Fita isolante

Fita de teflon

Chave térmica de 20 ampères

Procedimento:

1 Desconecte a chave da rede principal antes de iniciar a instalação elétrica.

  1. Antes de conectar o chuveiro elétrico, verifique se a voltagem indicada para o chuveiro corresponde à voltagem da casa (220 V).

3 O chuveiro funciona com eletricidade, então você deve construir uma linha direta a partir da placa ou caixa de distribuição de habitação. Conecte essa linha a uma chave térmica.

4 Verifique se a pressão da água atinge o chuveiro. Se o fornecimento é através de uma caixa d’água, ele deve estar a uma altura mínima de 3 metros acima do chão do banheiro. Se o depósito de água estiver a uma altura entre 8 e 40 metros, terá de adicionar um redutor de pressão no bocal de entrada de água para evitar danificar o chuveiro.

5 Cubra a rosca do tubo com fita de teflon para vedar a junta e evitar vazamento de água. Em seguida, parafuse o chuveiro elétrico com cuidado, sem exercer muita pressão, pois ele pode se quebrar.

6 Uma vez instalado o chuveiro, conecte os acessórios Lembre-se de que as mangueiras devem descrever curvas largas para permitir o fluxo ininterrupto de água.

7 Deixe a água correr pelo chuveiro por alguns minutos para encher e evite queimar a resistência quando estiver conectada à rede elétrica. Aproveite este tempo para verificar cuidadosamente a instalação. Se você notar um vazamento, continue a desparafusar o chuveiro com a mão.

8 Quando o processo de teste e revisão da instalação estiver concluído, conecte os fios, inclusive fio terra ao sistema de aterramento. Os chuveiros elétricos devem ter uma conexão com a terra, para dar maior segurança à instalação. Isole bem qualquer emenda

  1. Enxugue qualquer parte do seu corpo que esteja molhada. Certifique de estar calçado e ligue a chave da rede principal e confira o chuveiro.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE