Aprenda Cortar Vidros e Transforme Garrafas em Lindas Peças

Thumb Aprenda Cortar Vidros e Transforme Garrafas em Lindas Peças

Aprenda Cortar Vidros e deixe de jogar no lixo a garrafa vazia que; pela beleza de sua forma; você sente atraído.  Reutilizar esse material é bem mais fácil do que se imagina. Além de economizar recursos você poupa o meio ambiente, deixando de descartar materiais que podem ganhar uma vida nova. Existem garrafas de vidro de vários tamanhos, modelos e cores, que depois de usadas podem ser recicladas, retornando ao comércio como objetos de decoração. Certamente você já se surpreendeu ao descobrir que o cinzeiro foi feito com o funda da garrafa; o vaso é resultado de um corte feito abaixo do gargalo de uma garrafa; e aquele jogo de copos com as bordas bem polidas, é resultado de garrafas que foram cortadas. E assim, muitas outras peças decorativas, muitas vezes compradas para decorar o lar ou até mesmo presentear amigos não passam de garrafas cortadas.

Há inúmeras formas de cortar as garrafas de vidro, e a diversidade de formas e cores das garrafas dão toque especial às peças decorativas confeccionadas com elas.

Cortador de Vidros

Aprenda Cortar Vidros

Cortar vidros – garrafas-  não é difícil, embora isso tenha que ser feito com muito cuidado, para evitar ferimentos. Vamos te ensinar uma forma técnica simples de fazer isso. O primeiro passo é limpar bem a garrafa deixando-a pronta para os cortes necessários.

A qualidade do corte pode ser alterada por diversos fatores: o tipo e espessura do vidro, o tamanho das garrafas, a forma, etc., também pelo tipo de corte e em particular pela precisão do mesmo. Para que a marca do corte seja alinhada, coincidindo começo com o final do corte, é preciso usar um cortador de vidros, pois a mão livre dificilmente irá obter um corte reto.

Você até pode fazer uma fenda num bloco de madeira e colocar o cortador bem encaixado e fixo, como mostra a imagem acima, daí é fácil fazer a marca de corte, bastando apenas girar a garrafa tendo cuidado de mantê-la na base, sem tirar da superfície, como mostra a figura abaixo.

Os resultados quando ao corte se alinha uma boa dose de criatividade, são muito bons.

Incisão na Garrafa

Ferramentas

Você precisa apenas de um cortador de vidro adaptado para realizar um corte irregular em torno da garrafa. Essa ferramenta na realidade, não corta propriamente, mas faz uma incisão de alguma profundidade na superfície do vidro, enfraquecendo sua resistência à flexão, em todo o comprimento. Dessa maneira quando você força o vidro – no vidro plano isso ocorre com movimento de dobra- ele se quebra na incisão.

A incisão ou linha de corte é realizada pela pequena roda de borda afiada (que se encontra na extremidade do cortador) ao deslizar suavemente sobre o vidro.  (Ao fio de corte da rodinha correspondem, ou um diamante industrial – o tipo mais aconselhável- ou um fio de aço endurecido, – que se desgasta mais rapidamente).

Cortador de Garrafas Horizontal

O dispositivo da adaptação da ferramenta para o corte da garrafa pode ser montado em casa ou comprado em lojas especializadas.

Os modelos fabricados utilizam métodos diferentes para a fixação do cortador: em alguns, a garrafa é deitada de lado sobre o cortador posto na vertical; outros são constituídos de uma base e de uma haste, a qual é fixada a ferramenta.

O dispositivo mostrado na figura acima funciona com o auxílio de um conjunto de barras metálicas cruzadas, fixadas entre si com porcas de borboleta, e apoiado no gargalo da garrafa.

Desapertando as borboletas posiciona-se o cortador na altura exata em que se deseja o corte. A barra-guia fixada perto do cortador ajuda a mantê-lo na posição correta na medida em que se gira a garrafa.

Cortador e Incisão na Garrafa

A Incisão

O tipo de garrafa trabalhado mais facilmente é o de paredes retas e base circular, como as de cerveja. Comece com duas delas, sem a preocupação de acertar, realizando diversos cortes até dominar a técnica. Antes de iniciar, retire todos os rótulos (eles interferem na ação do cortador), e lave a garrafa.

Execução

  • Coloque o dispositivo em posição de modo que o cortador fique perfeitamente horizontal e tocando somente de leve na superfície da garrafa.
  • Pressione levemente o cortador e a barra-guia contra a garrafa e gire esta lentamente sobre a mesma.

Atenção: Não pressione muito, pois poderá ocorrer uma quebra irregular da garrafa. A pressão certa corresponderá um arranhar apenas audível, enquanto a garrafa gira, e o cortador deixará um traço muito fino sobre sua superfície.

  • Complete uma volta inteira da garrafa, procurando fazer cada movimento o mais longo possível, para reduzir paradas e reinícios. Certifique-se de que a linha de corte seja contínua, mas não repasse nenhum ponto. Com a prática a operação toda levará apenas alguns minutos.

Rompimento da Garrafa de Vidro

O Rompimento

O rompimento da garrafa na linha do corte pode ser feito de dois modos: por percussão ou com água quente.

Rompimento da Garrafa Por Percussão

  • Por percussão 

Você introduz um pequeno martelo (ou algo de uso semelhante) no interior da garrafa e o ajusta de forma a bater suavemente, pelo lado de dentro, sobre a linha do corte conforme figura acima. É desnecessário bater com força, basta algumas pancadinhas de leve sobre o mesmo ponto e logo se produzirá uma rachadura visível.

Repita a operação cerca de 1,5 cm de distância desse ponto,  e assim continuando, dê toda a volta da garrafa, a rachadura acompanhará esse movimento, provocando a separação as duas partes. Se isso não ocorrer aplique mais algumas pancadas sobre o ponto em que não se completou a rachadura.

Rompimento da Garrafa Com Água Quente e Fria

  • Com Água Quente

É uma técnica que requer mais paciência. Deve ser utilizada sempre que o martelinho não possa atingir exatamente a linha do corte. A quebra que provoca é mais uniforme.

Encha a garrafa com água quente (mas não fervendo) e deixe-a descansar um pouco., para que o vidro se aqueça a partir de dentro. Depois, coloque a garrafa sob um fio de água fria, que deve correr com a maior pressão possível sobre a linha de corte. Provavelmente a garrafa não se dividirá da primeira vez, mas você poderá notar o início da linha de quebra. Repita a operação desde o enchimento com água quente, até que a separação ocorra.

Atenção: segure a garrafa com muita firmeza e o mais próximo possível da base. Se você não estiver preparado, a quebra repentina da garrafa pode surpreendê-lo, fazendo com que a deixe cair.

Acabamento na Peça de Vidro Cortada

Acabamento

Por mais uniforme que seja a quebra, sempre sobrará na borda algum ponto cortante que você deve eliminar antes de usar o objeto. Comece passando sobre a borda uma lixa para ferroe depois arremate com uma lixa de água (que dará  melhores resultados se usada úmida).

Atenção: Tome sempre cuidado com suas mãos. Após lixar, remova os grãos de vidro para um saco de lixo usando uma escova. E procure não beber de uma garrafa recém-cortada; sempre pode ter sobrado um grão de vidro.

Cuidados Especiais ao Lidar com Garrafas de Vidro

Cuidados Especiais

Ao cortar a garrafa pode ocorrer a produção de um pouco de pó de vidro, por isso trabalhe sobre uma folha de jornal, que você depois enrolará com cuidado e jogará fora.

Ao dar as pancadinhas com o martelete há possibilidade de soltar uma lasca de vidro: use, portanto, óculos de proteção.

Ao quebrar as garrafas sob a torneira, use luvas de borracha para proteger as mãos.

São precauções que parecem de pouca importância, especialmente quando você começa a se habituar para com a técnica. Mas a autoconfiança decorrente da familiarização com esse tipo de trabalho pode ser perigosa. Nunca se esqueça de que o vidro se estilhaça com muita frequência e se rompe imprevistamente.

É muito difícil perceber, com antecedência, se a garrafa que estamos cortando apresenta falha de fabricação, ou, então, se o material sofreu tensões que possam comprometer sua resistência.

Agora Que Você Aprendeu a Cortar Garrafas de Vidro, Dê Asas a Sua Imaginação e Crie Lindas Peças Decorativas.

Gostou do nosso artigo Aprenda Cortar Vidros? Curta e Compartilhe Com Seus Amigos (as)!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE