Como lidar com a dor de dente?

Thumb Como lidar com a dor de dente?

A dor de dente, é uma das que mais incomodam quando aparecem. Seja por causa de um dente quebrado, uma queda, uma inflamação, cárie ou o nascimento do siso, não se pode aliviá-la de qualquer maneira, sem a consulta de um profissional.

O que fazer

  • Fio dental e escovação:passe o fio dental para retirar qualquer acúmulo de alimentos que estejam irritando a gengiva e os dentes, e depois escove bem os dentes (não precisa aplicar força na escovação).
  • Mistura de água e sal:em um copo com água, dilua uma colher de chá de sal, e faça um bochecho por trinta segundos, de hora em hora. A mistura irá limpar a boca e a gengiva, eliminando os micro-organismos que causam a dor.
  • Cravo-da-índia:o óleo do cravo-do-índia é antibacteriano e anti-inflamatório. Aplique duas gotas de óleo diretamente no dente afetado ou com um cotonete, três vezes ao dia.
  • Chá de macela e própolis:o chá de macela com própolis, acalma, cicatriza e desinflama o dente, matando as bactérias que causam as dores. Em uma xícara de chá de macela, coloque cinco gotas de própolis, e fazendo bochechos duas vezes ao dia.
  • Gelo:aplique uma bolsa de gelo no rosto, para aliviar a dor mais rapidamente, deixe por 15 minutos e repita três vezes ao dia.
  • Medicação: para o alívio da dor, os analgésicos podem ajuda como o paracetamol ou Ibuprofeno. Os anti-inflamatórios também podem ser usados, mas com prescrição médica, principalmente em crianças.
  • Dentista: se a dor continuar, e for acompanhada de inchaço na gengiva, presença de pus, mau-hálito, sangramentos frequentes ou febre, procure um dentista de sua confiança, para tratar o problema rapidamente.

Alimentos que se devem evitar

Existem alguns alimentos que se devem evitar, não apenas quando os dentes doerem, mas em prol da saúde bucal:

-Bebidas alcóolicas e café:essas bebidas em excesso, corroem o esmalte do dente, além de manchá-los. A cafeína e o álcool, impedem a salivação correta da boca, que é responsável por retirar o acúmulo de alimentos.

-Refrigerantes e doces: o açúcar em excesso desses alimentos, fazem mal não só para os dentes, provocando as cáries, como também para todo o corpo (causando diabetes, colesterol alto etc).

-Frutas cítricas e molhos ácidos:as frutas cítricas como laranja, limão, maçã, uva e molhos como vinagre e tomate, são extremamente corrosivos para os dentes, danificando e deixando-os fracos.

-Carboidratos:alimentos como arroz, pães de farinha branca, macarrão, feijão branco, batata e cereais que contenham amido, são mais fáceis de se acumularem nos dentes, desenvolvendo bactérias e cáries nos dentes e na boca.

Substitua sempre que possível, esses alimentos por: cenoura (de preferência crua), queijo, iogurtes e leites sem açúcares, muita água, e alimentos integrais ricos em fibras, cálcio e fósforo que protegem os dentes.

Evite tomar bebidas muito quentes, ou geladas ao mesmo tempo, o que a longo prazo trará sensibilidade para os dentes, e até pequenas fissuras doloridas neles.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE