Como lidar com filhos adolescentes.

Thumb Como lidar com filhos adolescentes.

O Adolescente é um caso especial. É nesta época que começam a descobrir realmente quem são e isso pode ser realmente difícil para pais e educadores. Mas como lidar da melhor forma com eles? Confira as nossas dicas e aprenda a tirar o melhor proveito desta época conturbada.

Adolescentes sentem-se confusos e isso é normal.

A adolescência com certeza é a época da vida em que mais há mudanças tanto físicas quanto emocionais. eles não são mais crianças, porém também não são adultos e isso muitas vezes torna-se confuso em suas cabeças.

Essa confusão muitas vezes causa baixa auto-estima e o conhecido “mau humor”. Parece ser óbvio este conselho mas é sempre bom lembrar: Mantenha a calma sempre! Lembre-se que você é o adulto que está no comando, seja firme quando necessário mas nunca perca a calma e a racionalidade. Você ganhará o respeito deles e eles se sentirão bem sabendo que há limites.

Eles precisam de ouvintes, não de juízes.

Nem sempre os adolescentes sentem-se á vontade para conversar com os pais mas quando isso acontece fique atento. Ouça com atenção mas não julgue ou procure obrigá-los a agir da maneira que você quer, isso muitas vezes só vai causar conflitos.

Os pais muitas vezes se preocupam achando que os filhos adolescentes deveriam se preocupar com o futuro, faculdade, carreira, etc.  No entanto,de uma forma geral o cérebro deles ainda não está pronto a pensar desta forma. Procure guiá-los com suavidade e inteligência.

Dupla adolescentes

Altas expectativas dos pais.

 

Os pais devem estar atentos ao que querem para os filhos e como expressam isso. Muitas vezes os pais querem viver seus sonhos através dos filhos e isso é um grande erro. Cada pessoa tem suas próprias características adolescentes devem descobrir seu próprio caminho e aprender com os erros que fazem parte do processo. Pressão e expectativas altas só tornam mais difícil a eles seguirem seus próprios caminhos.

A pressão que os colegas e amigos exercem já é o suficiente para eles lidarem. Isso se manifesta de várias formas e eles sentem grande necessidade de entrar para um grupo e serem aceitos. Não seja um peso a mais!

Algumas dicas.

 

° Fale sobre música com eles. Este pode ser um bom ponto para chegar até eles. A música quase sempre é muito importante na vida de um adolescente. Eles estão com ela quase o tempo todo! Descubra o tipo de música que eles gostam e tente usar isso para estabelecer uma “ponte” de diálogo.

° Faça atividades divertidas com seu filho adolescente. Reserve um tempo para passar com ele mesmo que ele mostre certa resistência no começo. Jogar vídeo game, praticar um esporte ou mesmo levar o cachorro para passear.

° Apóie os interesses de seu filho. Veja as áreas que ele se interessa e dê seu apoio. Seja no esporte, música, ou artes em geral. Isso mostra que você se preocupa com ele e respeita suas decisões!

° Deixe que ele tenha certa liberdade mas sempre imponha limites. Deixe que ele saia com os amigos mas esteja sempre atenta e deixe claro que a confiança é uma via de mão dupla. Caso ele minta ou faça algo do tipo converse mas deixe claro que há conseqüências.

Saiba que esta é uma época difícil mas necessária para o amadurecimento de nossos filhos. Lembre-se sempre que você já passou por isso e tenha sempre o controle da situação.

Se você gostou deste artigo compartilhe em suas redes sociais, a equipe do Supercriativo  agradece! 🙂

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE