Conheça 5 Tipos de Ansiedade Sofrido por algumas Pessoas

Thumb Conheça 5 Tipos de Ansiedade Sofrido por algumas Pessoas

Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano e animais, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcadas por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estomago, coração batendo rápido, medo intenso.

Cinco Tipos de ansiedade

Muitas pessoas tem dúvidas a respeito dos tipos de ansiedade e do que é ou não é ansiedade. Para entendermos melhor o que é a doença mental com maior incidência no mundo, é interessante passarmos às definições.

Vamos esclarecer para você o que é ansiedade e descrever , em detalhes, os cincos principais tipos. estas definições são importantes para que você possa desfazer alguns mal-entendidos e incompreensões sobre o tema abordado.

em um senso comum, as pessoas utilizam a palavra ansiedade como sinônimos para palavras que vão desde o medo, o temor até o nervosismo e a preocupação.

Como facilmente encontramos na rua e no consultório este tipo de concepção, temos que deixar tudo mais claro e preciso.

De acordo com o DSM-IV e com a Psicologia Cognitivo-Comportamental existem 5 tipos de ansiedade.

1 – Transtorno de Pânico (com ou sem Agorafobia)

tipos de ansiedade

Neste tipo de ansiedade, o individuo sente fortes sensações de que está para morrer, como se estivesse tendo um ataque do coração.

Ou então, sente que está perdendo o controle, que está enlouquecendo ou perdendo a consciência. após ter uma crise de pânico, um ciclo pode ter se iniciado, com o medo de ter um novo ataque de pânico, é acometido de grave ansiedade.

2 – Transtorno de ansiedade Generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada ou simplesmente TAG, não está tão ligado a sensações corporais especificas como no tipo anterior.

No TAG, ou estresse ou preocupações excessivas podem ser levantados como causas de pensamentos e sentimentos que eliciam a ansiedade. No fundo, o medo na ansiedade generalizada é de um final catastrófico para as preocupações ou situações que são sentidas como ameaças.

3 – Fobia Social 

A fobia social (ou ansiedade social) é um dos tipos de ansiedade mais comuns e acontecem sempre em situações públicas. Pode ser uma apresentação oral como em uma reunião, palestra ou seminário, ou pode ser em uma conversa formal.

a pessoa com fobia social sente uma grande ansiedade, como se estivesse para ser avaliada negativamente, humilhada ou constrangida.

4 – Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo ou TOC, por sua vez, é considerado um outro tipo de ansiedade, por trazer para a pessoa que sofre deste mal o medo.

Medo de perder o controle ou ser responsável por algo terrível para si ou para outros (culpa). O que culmina da ansiedade ao TOC não é uma situação especifica, mas pensamentos e sentimentos que parecem vir de fora (externo). Desta forma a pessoa não suporta, e se sente constantemente ansiosa.

5 – Transtorno de Estresse Pós-Traumático

o Transtorno de Estresse Pós-Traumático ou TEPT é causado por um trauma, por um evento terrível que realmente aconteceu na história do individuo. A ansiedade, então, advém de medo de pensamentos, lembranças ou sintomas relacionadas com a experiência traumática.

Conclusão

Como podemos ver os 5 Tipos de ansiedade, são bastante diferentes uns dos outros. Uma pergunta que pode vir de sua parte é a respeito do tratamento ou o tipo de tratamento.

Pois bem, dependendo do tipo de ansiedade, o tratamento medicamentoso (com psiquiatras) pode ser o mais indicado para começar

já em outros casos a psicoterapia aliada ou não ao tratamento com remédios será o mais indicado.

Para quem não tem condições de buscar um tratamento, seja com o médico ou com o psicólogo, por não ter condições financeiras, o mais indicado é que procure livros especializados no assunto sobre ansiedade, recomendo com isso o livro, “Vencendo a ansiedade e a Preocupação” da editora Artmed.

claro que em muitos casos é totalmente imprescindível consultar o psicólogo e o médico.

Se você gostou, não deixe de compartilhar com os seus amigos.

Leia também:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ansiedade

https://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/sub_index.htm

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE