Curiosidades Sobre o Mundo da Tecnologia!

Thumb Curiosidades Sobre o Mundo da Tecnologia!

Uma coisa é fato, certos tipos de informações podem aparentemente serem relevantes, mas, por mais óbvias que sejam, sempre acabam despertando a curiosidade de todos aqueles que se interessam pela tecnologia, não é verdade?

Se você faz parte desse grupo de curiosos, certamente também deve se interessar por este tipo de assunto e é exatamente sobre isso que iremos falar aqui hoje para que você possa impressionar os seus amigos com curiosidades sobre a tecnologia, as quais com certeza eles ainda não sabiam. Então, vamos lá?

Atualmente, podemos dizer que a tecnologia traz diversas possibilidades que há alguns anos atrás eram praticamente inimagináveis, sendo assim, todo esse avanço acabou gerando diversas curiosidades, as quais, a grande maioria das pessoas ainda não sabem.

O mascote do Mozilla Firefox não é uma raposa

Ao contrário do que sugere o nome, o animal que aparece no logo do navegador Firefox não é uma raposa, mas sim um panda vermelho. O bicho é um mamífero de porte pequeno com pelos vermelhos e manchas brancas na face e está em perigo de extinção. É conhecido também como “raposa de fogo”, ou seja, firefox em inglês. Como o panda vermelho não é muito conhecido, o designer que fez o logo acabou usando traços de uma raposa, aumentando a confusão. O nome Firefox foi uma alternativa encontrada para Firebird, título que escolheram inicialmente, mas já era usado por outra empresa. Firefox é similar, soa bem e é fácil de lembrar, dizem os criadores.

Siri

Você com certeza conhece a Siri, a famosa assistente virtual da Apple para IOS que cativou pessoas pelo mundo todo. Certo, mas, você sabia que no ano de 2012 ao menos 17 meninas recém-nascidas acabaram recebendo o nome de Siri? Curioso, não é mesmo?

A origem da palavra “robô” remete a trabalho forçado

Quem cunhou o termo “robô” foi o escritor, jornalista e filósofo checo Karel Capek, na peça teatral de sucesso Rossum’s Universal Robots, em 1920. Na obra, uma empresa usava biotecnologia avançada para produzir trabalhadores em massa. Eles não tinham alma ou sentimentos, mas podiam fazer todo o trabalho que os humanos queriam evitar. Com o tempo, esses seres acabam dominando o mundo. Eles foram chamados de “roboti”, que vem da palavra “rabota”, da antiga língua eslava eclesiástica, e significa servidão de trabalho forçado. A história da peça é uma alegoria para a revolta em massa dos trabalhadores unidos e, segundo historiadores, produto do sistema de servidão da Europa Central, em que inquilinos pagavam seus alugueis com trabalho forçado. Além disso, outra curiosidade é que Capek era opositor declarado de Hitler e procurado pela Gestapo.

Iphones

Atualmente, existem no mundo mais de 682 milhões de iPhones espalhados por todos os países. E você, também faz parte desse número das pesquisas?

Videocassete

Se você era daqueles que quando criança passava horas na frente da televisão assistindo as suas fitas de desenhos ou possuía todas as suas festinhas de aniversário gravadas nelas, certamente vai gostar dessa curiosidade.

Você sabia que o primeiro videocassete criado em 1956, possuía o tamanho de um piano? Sim, um piano. Já imaginou um negócio desses na sala de sua casa?

Empresas de tecnologia costumam testar produtos na Nova Zelândia

Muitas companhias de software, redes sociais e desenvolvedores de aplicativos recorrem à Nova Zelândia para testar e aperfeiçoar seus produtos e serviços. O motivo? O país da Oceania é considerado isolado o suficiente para evitar vazamentos, com o benefício de que a população fala inglês, tem gostos e poder econômico semelhantes aos ocidentais. Lá, é possível descobrir e consertar bugs antes do lançamento, inclusive testando o suporte para um grande número de usuários. Microsoft,Facebook e Yahoo, por exemplo, já fizeram testes no mercado neozelandês.

Primeira câmera do mundo

Atualmente, com todo o avanço da tecnologia quase ninguém mais possui câmeras para tirar foto (exceto aquelas profissionais), pois os smartphones já disponibilizam de imagens com qualidades incríveis, além de serem bem mais práticos.

Mas, antes de todas essas evoluções, a primeira câmera do mundo levou aproximadamente oito horas para poder tirar uma foto. Já imaginou se essa moda ainda continuasse?

O celular no bolso e a síndrome da vibração fantasma

O fenômeno em que você acha que seu smartphone está vibrando, mas ele não está, tem nome: síndrome da vibração fantasma. Pesquisadores explicam que a causa são “hábitos corporais aprendidos”. As pessoas passam a sentir o celular deixado no bolso como parte do próprio corpo, da mesma forma que acontece com quem usa óculos, por exemplo. Assim, às vezes, percebem sensações como o movimento da roupa ou espasmos dos músculos como se fossem a vibração do telefone.

Teclado QWERTY

Quem é que nunca tentou digitar uma palavra ou até mesmo uma frase utilizando apenas uma linha do teclado? Mas saiba, isso é possível. A palavras Alaska, estado norte-americano, pode ser digitada ne mesma linha em um teclado QWERTY. Interessante, não é mesmo?

O e-mail foi criado antes da internet

O primeiro sistema de e-mail era um programa chamado Mailbox e ficava em computadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), já em 1965. Um usuário podia deixar uma mensagem para outro, que seria visualizada na próxima vez que o segundo fizesse login na mesma máquina. Em 1969, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos implementou a Arpanet, precursora da Internet. Nessa rede, surgiu o primeiro envio de e-mail de um computador para outro. O e-mail eletrônico, como conhecemos hoje, foi desenvolvido em 1971 pelo programador Ray Tomlinson, que introduziu o símbolo @ para indicar o destino da mensagem. A world wide web (www), apresentando informações no formato de hipertexto e levando uma internet tangível ao público, só viria em 1991.

Peixe realista

Em 2012, a famosa NYU-Poly construiu um peixe o qual simulava o mesmo movimento dessa espécie. A produção foi tão perfeita que ao ser inserido juntamente com os peixes reais em seu habitat, acabou se tornando o líder deles. Somente com isso, já podemos perceber o grande avanço da tecnologia.

O Facebook paga pelo menos US$ 500 para quem encontrar erros

O Facebook reconhece e recompensa pesquisadores que ajudam a manter a segurança de seus serviços ao relatar vulnerabilidades. Dependendo do risco, impacto e outros fatores, quem encontrar a falha pode levar uma gratificação a partir de US$ 500. Para que o indivíduo não acabe com um processo ou denúncia à polícia, porém, precisa seguir uma política de responsabilidade, que inclui não explorar o problema e evitar violações de privacidade dos usuários. WhatsApp, Instagram, Oculus e outros produtos da empresa também fazem parte no programa.

A primeira página web do mundo continua intacta no ar

Em 6 de agosto de 1991, o cientista da computação britânico Tim Berners-Lee colocou no ar a primeira página da rede mundial de computadores. Tratava-se de um sumário apresentando a própria world wide web, projeto no qual ele já vinha trabalhando havia anos. A página continua em seu endereço original, no site da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), sem mudanças: nada de cores ou imagens, apenas texto e alguns links. Até a invenção revolucionária de Berners-Lee, a Internet consistia basicamente em um grupo de documentos estáticos, usados por organizações de defesa do Estado e instituições acadêmicas. A world wide web veio como uma camada que fica por cima da Internet, em que documentos e páginas podem ser acessados por URLs e conectados via hyperlinks. Assim, a busca e o compartilhamento de informações se tornou acessível às pessoas comuns.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE