Diabetes o Mal do Século

Thumb Diabetes o Mal do Século

Diabete mellitus não consiste em uma única doença. É composto por um grupo heterogêneo de enfermidades  as quais possuem em comum o aumento de glicose (açúcar) no sangue denominada de hiperglicemia. A hiperglicemia ocorre por um defeito na fabricação ou ação da insulina.

Por Que a Diabetes é tão nocivo?

1- A  hiperglicemia crônica acarreta o desenvolvimento de complicações nos pequenos vasos sanguíneos da retina (no olho), no rim, e nervos periféricos. Essas alterações são características de todas as formas de diabetes. Como consequência dessas complicações microvasculares, o diabetes constitui a principal  causa de cegueira, insuficiência renal terminal e neuropatia debilitante.

2- O diabetes também é responsável pela doença macrovascular aterosclerótica (formação de placa de gordura nos vasos sanguíneos). Ocorre comprometimento das artérias que irrigam o coração, o cérebro e as extremidades inferiores. Assim o paciente diabético possui maior risco de desenvolver infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e amputação dos membros inferiores.

Os tipos mais comum: D M tipo 1 e D M tipo 2

Diabetes 1:

O sistema imunológico destrói as células beta (B)  produtora de insulina do pâncreas, por isto elas deixam de produzir insulina. Isto significa que o corpo não pode usar a glicose como energia. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam de injeções de insulina todos os dias para se manterem vivos. Pode começar em qualquer idade, normalmente aparece em crianças ou adultos jovens abaixo dos 30 anos. Corresponde de 5 a 10% dos casos.

Diabetes 2:

É decorrente de uma resistência na ação da insulina. Com o passar do tempo ocorre falência pancreática  e diminuição da produção desse hormônio. Possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. As causas do diabetes 2 são inúmeras: predisposição genética, envermelhecimento, grande ingestão calórica, obesidade, acúmulo de gordura abdominal, maus hábitos de alimentação, sedentarismo baixo peso ao nascer. corresponde aproximadamente 90 a 95% dos casos. Geralmente a doença ocorre  em pessoas com mais de 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. 

O Que Você Deve Evitar

Açúcar  e bebidas açucaradas: troque por bebidas feitas com frutas naturais e adoce com o adoçante de sua preferência: comidas gordurosas e ficar acima do peso: O ganho de peso pode significar o aumento da gordura visceral e, consequentemente, do risco de diabetes tipo 2; Comer rápido e dormir pouco; Bebidas alcoólicas; E alimentos não integrais como  pão francês, arroz, farinha, açúcar branco, frutas em calda enlatadas, farinha de trigo, refrigerantes, margarina, manteiga ou maionese, chocolates e batatas também possuem alta carga glicêmica. esse tipo de comida é conhecida por elevar rapidamente as taxas de glicose no sangue, o que pode favorecer o surgimento do diabetes tipo 2, especialmente entre pessoas com maior risco da doença.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:

  • Animais
  • Curiosidades
  • Educação
  • Natureza
  • Receitas & Alimentação
  • Saúde & Bem-Estar
Thumb %title%

Produtos de Origem Animal que Provavelmente Você Não Sabia



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE