Galgo Italiano: Saiba Suas Características E Temperamento

Thumb Galgo Italiano: Saiba Suas Características E Temperamento

As origens do Galgo Italiano são bastante remotas e controversas, algumas pessoas acreditam que a raça tenha mais de 5000 anos de idade, enquanto outros historiadores datam suas origens a cerca de 2000 anos atrás. Independente de suas origens sabe-se que a raça Galga Italiana foi muito popular na Roma antiga, o que fez com que ela fosse difundida ao longo dos anos.

FOTO GALGO ITALIANO

O Galgo Italiano, também conhecido como Italian Greyhound, galguinho italiano ou pequeno lebrel italiano é o mais antigo exemplar conhecido de miniaturização de um animal feita pelo homem.

Características do Galgo Italiano

Os pelos do Galgo Italiano são rentes, finos e cerrados, sendo encontrado nas cores preta, cinza, cinza ardósia e amarela, em todas as nuances possíveis. O branco é tolerado como coleira, no peito e nas patas.  É um cão de tamanho pequeno, sendo que ambos os sexos podem chegar até no máximo 30 a 38 cm e a pesar no máximo 5 Kg. É um excelente cão para companhia e podem viver em apartamentos, desde que sejam levados para passear com frequência, além disto, vale ressaltar que eles não gostam de ficar sozinhos. O cachorro Galgo Italiano tem tendência a correr atrás de qualquer coisa que eles acreditem ser uma presa, portanto você deve tomar cuidado quando ele estiver solto em locais abertos.

Temperamento do Galgo Italiano

O Galgo Italiano é uma raça de cachorro muito carinhosa, amável com a família e gentil com as crianças. É um cão calmo, tranquilo e consegue ter um bom relacionamento tanto com os outros cães quanto com animais de outras espécies. Apesar de uma impressão de gracilidade e fragilidade, ele é um cão vivo, dinâmico, resistente, ágil, afetuoso, sensível, alegre e brincalhão, é um companheiro encantador, contudo, quando está na presença de pessoas estranhas costuma ser um pouco reservado e tímido.

Cuidados Com O Galgo Italiano

O cão Galgo Italiano não se adapta bem ao frio e pode precisar de agasalhos durante o inverno.  Seu pelo curto faz com que as escovações não sejam uma necessidade constante, além de não deixarem o cão com qualquer tipo de cheiro característico, além disto, ele não precisa tomar banhos mensais, sendo que você pode passar um pano úmido apenas para tirar a sujeira superficial.  

FOTO GALGO ITALIANO

Também dê uma atenção especial aos dentes e gengiva do cão, eles têm tendência a apresentar problemas bucais. Procure escovar os dentes e/ou levar ao veterinário quando perceber algo de anormal.

Saúde

O galgo italiano é uma raça que normalmente não apresenta problemas de saúde, nem é conhecido características da doença congênita, exceto para condições relacionadas a fraturas da tiroide e dos membros durante os anos de crescimento. Eles têm problemas com o acúmulo de tártaro nos dentes e uma verificação periódica deve ser realizada. Também é conveniente verificar o seu pelo e os olhos para evitar infecções e os ouvidos para que bactérias e fungos não se acumulem devido à umidade depositada lá. Finalmente, pode-se dizer que é uma raça sensível a preparações químicas, como anti-pulgas, anestésicos, etc. Então, neste sentido, deve sempre consultar um veterinário.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: