GINKGO BILOBA PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

Thumb GINKGO BILOBA PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

A árvore do gênero Ginkgo é uma das mais antigas espécies arbóreas, podendo viver cerca de 1000 anos e atingir 30 m de altura. É por isso que é conhecida como a “árvore da vida”. É uma árvore robusta, que resiste ao ataque de insetos, fungos e sobrevive a temperaturas muito baixas. O termo biloba refere-se à forma característica da folha, que tem dois lóbulos. Continue a leitura para saber sobre as propriedades e benefícios do Ginkgo Biloba.

COMO É USADO O GINKGO BILOBA?

O Ginkgo Biloba é usado há mais de 5000 anos na medicina tradicional chinesa para o tratamento de doenças múltiplas, incluindo problemas de memória, depressão, ansiedade, zumbidos, asma, bronquite, disfunção erétil, tonturas, dor de cabeça e muito mais.

Seu principal uso é para o tratamento para a melhoria da memória, concentração, comprometimento cognitivo associado ao envelhecimento e retardar o progresso de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e outras formas de demência.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS ATIVOS?

Seus principais princípios ativos são: flavonoides, ginkgolídeos, biloba lipídeos, terpenoides e lactonas.

QUAIS OS EFEITOS PARA O ORGANISMO?

• Reduzir a viscosidade do sangue.
• Melhorar o fluxo sanguíneo, especialmente a microcirculação, pelo seu efeito vasodilatador periférico.
• Poder inibitório do fator ativador de plaquetas, retardando a coagulação sanguínea.
• Propriedades antioxidantes, combatendo a formação de radicais livres.

QUAIS AS INTERAÇÕES COM OUTROS MEDICAMENTOS?

Não é aconselhável usar Ginkgo biloba, quando é usado um agente antiplaquetário (Aspirina) ou anticoagulantes porque o Ginkgo também retarda a coagulação sanguínea, podendo aumentar o efeito dessas drogas.

QUAL A DOSAGEM PARA A MELHORIA DA MEMÓRIA?

Em casos de comprometimento cognitivo por demência senil ou de Alzheimer, são usadas doses de 120-240 MG de extrato de folhas de ginkgo divididas em 2 ou 3 vezes ao dia. A mesma dose também é usada em pessoas que sofrem de dores nas pernas ao andar, devido à má circulação sanguínea.

Para melhorar a função cognitiva em pessoas jovens e saudáveis, são usadas doses de 120-600 MG por dia.

Se o Ginkgo for tomado em infusão, deve ser preparado com 50 gramas de folhas secas em 500 mililitros de água e recomenda-se tomar três infusões por dia.

Se você preferir tomá-lo em gotas, a dose recomendada é de 20 a 40 gotas, três vezes ao dia.

Sempre que incorporamos um novo alimento ou suplemento nutricional em nossa dieta, é importante introduzi-lo gradualmente. No caso do Ginkgo, podemos começar com doses inferiores a 120 MG por dia e depois aumentar a dose diariamente.

É SEGURO TOMAR GINKGO BILOBA?

Aparentemente, é seguro, já que não há evidência de efeitos adversos sérios, embora possa ser muito perigoso se for consumido em sementes ao invés de folhas. Essas sementes são venenosas e ingeri-las podem produzir sérias convulsões.

Recomendação: Embora o Ginkgo Biloba seja um popular suplemento fitoterápico, encontrado facilmente nas farmácias sem a necessidade de receita médica, aconselhamos que antes de tomar qualquer tipo de droga, é importante consultar o médico.

Leia também: 11 alimentos com mais poder curativo

Gostou do artigo? Curta, compartilhe com os amigos e deixe seus comentários e sugestões, que são muito importantes para nós.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:

  • Animais
  • Curiosidades
  • Educação
  • Natureza
  • Receitas & Alimentação
  • Saúde & Bem-Estar
Thumb %title%

Produtos de Origem Animal que Provavelmente Você Não Sabia



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE