Gorillaz – História da banda e cronologia dos clipes

Thumb Gorillaz – História da banda e cronologia dos clipes

Criada a princípio apenas por diversão, o projeto de Gorillaz acabou tomando proporções absurdas e conquistando milhões de fãs durante sua trajetória. Apresentamos este artigo para você ficar por dentro da curiosa história da banda, que é apresentada ao longo dos clipes (Sim, os clipes tem uma ordem cronológica no universo de Gorillaz). Então prepare-se, pois, nas palavras de Hewlett: “Yes. Gorillaz Returns.”!

Ah sim! Aproveite para conferir a nova arte dos personagens Noodle e Murdoc:

gorillaz novo noodle

gorillaz novo murdoc

O começo de Gorillaz

Murdoc conheceu 2-D (Stut Po) após um acidente de carro.

Atropelando o jovem e deixando suas atividades cerebrais inativas, além de ter arrancado um de seus globos oculares, Murdoc foi condenado a 30 mil horas de serviço comunitário e ter que cuidar de sua vítima.

A sorte veio quando, após outro acidente, o cérebro de 2-D voltou a funcionar, porém sem lembrar de nada antes do acidente e, ainda por cima, tendo seu outro globo ocular arremessado durante a batida.

Para o delírio de Murdoc, 2-D antes era um ótimo tecladista e ainda lembrava como tocar o instrumento.

Estava dado o primeiro passo na formação do Gorillaz!

Em seguida Russell entra em cena.

Durante uma briga de gangues todos os seus amigos morreram e suas almas foram para o corpo do grandão, o que explica suas habilidades musicais incomparáveis, bem como sua forma de “Hulk Azul” em determinados momentos.

Russell assumiu a bateria da banda.

Para completar só faltava alguém na guitarra, o que foi convenientemente resolvido quando um pacote chegou direto do Japão via Fedex (O Sedex gringo).

Nele estava Noodle, uma japonesinha que sabia pronunciar apenas a palavra “noodle”, escolhendo assim seu próprio nome.

Após a ascensão repentina da banda houve uma separação devido aos integrantes quererem um tempo para si. Completando todas as loucuras envolvidas nesse universo, o estúdio de Murdoc, Kong Studios, começou a ser visitado por fantasmas e zumbis (mais precisamente gorilas zumbis), como vemos em “Clint Eastwood”:

Esse é o final da Fase Um da banda, intitulada Celebrity Takedow, que durou de 1998 à 2003

Fase Dois – Slowboat to Hades (2004 – 2006)

Com o hiato cada um tomou seu caminho.

Murdoc foi para o México se embebedar, onde acabou sendo preso por passar muitos cheques falsos, mas posteriormente conseguiu fugir da cadeia com a ajuda de novos amigos.

2-D voltou para sua casa na Inglaterra e passou a curtir os prazeres que a fama traz.

Russel fez uma trip pelos Estados Unidos exorcizando cada um dos espíritos de seu corpo, o que o deixou extenuado.

Já Noodle foi ao Japão para descobrir sua verdadeira história (ela na verdade era um experimento do governo japonês!).

gorillaz fase 2

Todos de volta ao Kong Studio, agora cercado por uma atmosfera negra, começam então a trabalhar na criação do novo álbum dos Gorillaz, Demon Days (na opinião de muita gente, o melhor).

Um detalhe: eles descobriram que existe um buraco para o inferno no interior do prédio!

gorillaz fase 2 ipod

Durante as gravações do clipe “El Mañana” o exército japonês encontra a ilha flutuante e tem o bombardeio autorizado.

A ilha é derrubada em cima do estúdio, fechando assim o buraco para o inferno.

No final Noodle não consegue acionar o paraquedas a tempo e apenas suas mechas são achadas nos destroços da ilha…

Fase Três – Escape to Plastic Island (2007 – 2010)

gorillaz fase 3

Procurando um novo lugar para viver e continuar o Gorillaz, Murdoc encontra uma ilha no meio do Oceano Pacífico, a mesma que dá nome à nova fase do grupo.

Para trazer 2-D até a ilha ele conta com o auxílio do demônio BoogieMan. O mesmo demônio ajuda a recriar Noodle com uma amostra de seu DNA, assim surge o Cyborg-Noodle, com uma personalidade um pouco mais perversa.

Russell permanece desaparecido e 2-D desta fase em diante está bastante depressivo.

Para compensar a ausência de Russell no Gorillaz, várias pessoas foram convidadas a participar do novo álbum, incluindo Damon Albarn e alguns integrantes do The Clash.

Porém Damon acaba tomando o controle dos shows, irritando Murdoc, que sai do grupo por um tempo para achar e trazer Russell de volta.

Como era de se esperar, mais confusões acontecem e Murdoc acaba se envolvendo em uma briga com ninguém menos que Bruce Willis e BoogieMan. O resultado:

Paralelo a isso, Russell fica sabendo do retorno do Gorillaz e tenta nadar até a ilha, porém no caminho acaba bebendo muita água do oceano e fica gigante (WTF!?).

No meio do caminho ele ainda encontra Noodle em um bote salva-vidas:

gorillaz dance

Terminando essa fase, todos conseguem enfim chegar à Ilha de Plástico e lá são atacados por BoogieMan com aviões do exército japonês, pois Murdoc não cumpriu sua parte no trato.

No final das contas eles conseguem sobreviver e tomar conta de tudo.

Nota: O álbum Plastic Beach, do Gorillaz, tem uma pegada mais eletrônica, deixando em segundo plano o rap e o rock. Por isso a referência à artificialidade do som, sua característica mais plástica.

Fase Quatro – Do Ya Thing (2012)

Com todos os danos sofridos depois de cair no oceano (final do clipe “Stylo”), a CyborgNoodle acaba atacando Murdoc, que é salvo por Noodle quando a mesma destrói o que resta do robô.

O grupo se muda para um apartamento em um prédio comum (enfim!) em Londres e daí temos “Do Ya Thing”, no final eles recebem uma ordem de despejo, o que deixa o futuro da banda incerto…

Fase Cinco – Humanz e The Now Now (2017 – atual)

Após um hiato, a banda voltou a lançar um álbum com músicas inéditas em 2017 (“Humanz), bem recebido pela crítica e oficializando os rumores que já surgiam há algum tempo na mídia.

Com o lançamento posterior de “The Now Now”, a história volta a ser reescrita, com o surgimento de um personagem novo: Ace. Isso mesmo, o personagem do desenho As meninas superpoderosas:

ace gorillaz

O tempo nos dirá como essa história termina…

——————

Nota: Artigo produzido reunindo o conteúdo de diversas fontes diferentes, misturando com um pouco do amor de um fã do trabalho do Gorillaz e uma pitada de pesquisas em sites gringos auxiliado pelo meu Joel Santana’s English knowledge, o puro inglês britânico isento de sotaque, incluindo até a batata dentro da boca.

——————-

Apesar de todos os furos possíveis nessa história, Gorillaz inovou o cenário musical trazendo uma ideia inédita em sua época, com uma banda totalmente virtual e shows holográficos, tudo se torna mais legal ainda quando você sabe a história da banda e vê os clipes na ordem cronológica.

Além dos clipes principais listados acima, existem alguns outros. A ordem cronológica completa dos clipes do Gorillaz é a seguinte:

Fase Um [Álbuns: Gorillaz e G-Sides (remix album)]:

  • Tomorrow Comes Today
  • Clint Eastwood
  • 19/2000
  • Rock the House

Fase Dois [Demon Days e D-Sides]:

  • Rock It
  • Dirty Harry
  • Feel Good Inc
  • El Mañana

Fase Três [Plastic Beach e The Fall]:

  • Stylo
  • Superfast JellyFish
  • On Melancholy Hill
  • Doncamatic
  • Phoner to Arizona

Fase Quatro [Single Do Ya Thing]:

  • Do Ya Thing

No site do Gorillaz é possível passear pela Ilha de plástico, ouvir os CDs, assistir aos clipes, participar de jogos e ver as notícias. Tem até uma rádio pirata por lá! Clique aqui.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE