Não Banhe Seu Gato Antes de Ler Isto! Surpreenda-se

Thumb Não Banhe Seu Gato Antes de Ler Isto! Surpreenda-se

Nós, seres humanos, tomamos banho todos os dias e muitos de nós mais de uma vez ao dia. Então nos vem algumas indagações sobre a higiene dos nossos animais de estimação. Os gatos são criaturas únicas e sensíveis por natureza e muitos gatos ficam ressentidos quando sabem que vamos tentar banhá-los. Sons de água corrente ou algo que represente um banho já os deixam assustados. Os gatos instintivamente temem coisas novas e diferentes. Eles se sentem impotentes e indefesos quando são contidos e isso desencadeia o desejo de fugir.

Os gatos já são animais exigentes com sua pelagem e, se puderem, manterão sua pele e pelagem sempre apresentáveis. Todos os gatos de estimação devem ser escovados ou massageados com uma luva de limpeza em uma base regular. Isso permite que seu cuidador avalie quaisquer alterações na saúde da sua pele ou pelo, observando mudanças na textura do pelo, falta de pelo, presença de parasitas ou massas na pele.

Mesmo os gatos de pelo curto devem ser examinados e massageados pelo menos uma vez por mês, e os gatos mais velhos, com mais frequência, uma vez que uma inspeção cuidadosa pode realçar mudanças no peso ou perda de sua massa muscular. As alterações descobertas nessas inspeções devem ser mencionadas ao veterinário o mais rápido possível.

Recomendações

Não Banhe Seu Gato Antes de Ler Isto

Na minha opinião, banhos de corpo inteiro ou mergulhos raramente são necessários para gatos adultos normais mas é uma boa ideia para que você se certifique do que seu gato tem ou não tem medo, caso isso seja medicamente necessário durante a vida do gato.

Os gatos obesos serão menos capazes de se limpar (porque é mais difícil fisicamente para eles alcançarem todas as áreas de seu corpo) e podem exigir banhos regulares. Muitos não precisam de um banho completo, mas se beneficiam do corte regular de seus pelos ao redor da área retal (chamado de grampo sanitário), de modo que o excesso de urina ou fezes não pode ficar presos ali, pois podem irritar sua pele.

Gatos idosos que sofrem de osteoartrite também precisam de ajuda especial em sua higiene. Se você tem um gato obeso, pergunte ao seu veterinário sobre uma dieta segura para ele, pois a obesidade é um encurtador de vida e afeta a qualidade de vida do seu gato, pelo fato de ser um agravador da osteoartrite e aumentar os riscos de doenças, e se você acha que seu gato pode estar sofrendo de dor ou rigidez nas articulações, passe todas essas informações ao veterinário.

Conclusão

Não Banhe Seu Gato Antes de Ler Isto

A melhor coisa que você pode fazer é avaliar o seu gato com freqüência. Se você acha que ele precisa de um banho completo ou algum tipo de inspeção, certifique-se de tê-lo treinado para tolerar tal manuseio. Se você sentir alterações em sua condição corporal, perda de pelo ou de massa, não deixe de perguntar ao seu veterinário o que pode ser. Gatos que tem contato com a rua ou moram em uma casa onde outros animais de estimação tem esse contato, precisarão de um reforço contra parasitas.

Se você encontrar um gatinho perdido e decidir resgata-lo, um banho contra pulgas pode ser inevitável. Nestes casos, banhe o gatinho com um shampoo recomendado para gatos e saiba que o banho não fornecerá proteção residual no futuro. Leve o seu novo amigo gato a um veterinário o mais rápido possível para discutir as opções contra esses parasitas, que seja segura e forneça proteção duradoura à medida que ele cresça.

O banho completo como rotina, não é essencial para a saúde de um gato adulto normal, mas há situações em que será necessário. Tornar a vida melhor para você e seu gato, examinando-o frequentemente e ensinando-o a não temer o processo de banho será essencial.

Gostou do artigo ? Deixe um comentário e Compartilhe com amigos.

Leia também: Por que Nem Todos os Gatos Caçam Ratos?

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE