Notebook – Dicas de como Limpar

Thumb Notebook – Dicas de como Limpar

A limpeza do seu Notebook pode evitar problemas futuros

Quando foi a última vez que você limpou seu Notebook? Esta simples tarefa de manutenção do computador não apenas elimina a sujeira e a poeira acumuladas, como também mantém seu laptop funcionando na melhor forma possível.

Partes do Notebook para limpar

São cinco partes gerais do laptop que você deve manter limpas, que são – carcaça, tela LCD, o teclado do Notebook (e o touchpad), as portas e as aberturas de ventilação.

Você também pode abrir o seu laptop para expor e limpar o seu sistema de refrigeração. Faça isso apenas se estiver confortável para abrir o seu laptop. A limpeza do sistema de resfriamento pode ajudar a solucionar problemas de superaquecimento do computador portátil e sintomas relacionados, como o travamento de seu laptop ou o desligamento involuntário.

Como sempre, leia ao manual do fabricante do Notebook para o procedimento recomendado de limpeza do mesmo.

Materiais

Você precisará das seguintes coisas para limpar seu laptop:

Álcool isopropílico – disponível em farmácias e supermercados. Como evapora rapidamente e não deixa resíduos, o álcool isopropílico é seguro para uso em equipamentos eletrônicos e monitores LCD. Não é seguro usar: amônia, água da torneira, água mineral e limpadores de janelas domésticas.

Água destilada ou purificada ou água engarrafada – Evite a água da torneira, que pode deixar manchas minerais permanentes.

Lata de ar comprimido –  também comumente disponível em muitos tipos de lojas.

Pano sem fiapos, como o tipo usado para limpeza de óculos – Não use: toalhas de papel, lenços faciais ou panos ásperos ou abrasivos.

Prepare-se para limpar

• Certifique-se de que o computador esteja desligado e desconectado e remova a bateria.

• Faça uma solução de limpeza 1:1 usando a água e o álcool.

• Umedeça o pano com a solução de limpeza – deve estar ligeiramente umedecido e não muito molhado. Além disso, nunca borrife nada diretamente no computador; o líquido deve passar primeiro no pano.

Limpe a carcaça do laptop

Use o pano úmido para limpar o exterior do laptop. Isso ajudará você a fazer com que pareça novo em folha. Em seguida, abra a tampa e limpe as áreas ao redor do teclado.

Limpe a tela LCD

Notebook

Limpe a tela usando um novo pano umedecido, caso o original esteja muito sujo (novamente, não borrife nenhuma solução diretamente na tela). Use movimentos circulares suaves ou limpe a tela da esquerda para a direita, de cima para baixo.

Uma ótima opção para limpeza de LCD, é a receita abaixo.

Receita caseira de solução para limpeza de LCD em geral:

  • Em um recipiente, coloque 1/2 de água desmineralizada;
  • Acrescente três colheres (de sopa) de vinagre branco;
  • Umedeça um pano macio nesta solução;
  • Aplique por toda superfície da tela, fazendo movimentos circulares;
  • Seque a tela com outro pano, seco;

Use somente na tela LCD. Essa quantidade de vinagre não é suficiente para deixar seu notebook com cheiro de vinagre, mas não sabemos o efeito se utilizada em toda carcaça e teclado.

Limpar o teclado e o touchpad

Notebook

Use uma lata de ar comprimido para soltar e remover sujeira, migalhas e tudo o mais que possa estar preso nas teclas. Como alternativa, você pode virar o laptop e sacudir suavemente qualquer fragmento solto, passando os dedos sobre as teclas para ajudar no processo.

Se você tiver teclas presas ou um teclado muito sujo (devido a bebidas derramadas, por exemplo), você também pode remover as teclas individuais e limpar embaixo delas com um cotonete embebido na solução de limpeza. Certifique-se de verificar o manual do seu laptop para ter certeza de que as chaves podem ser removidas para limpeza, e, claro, colocá-las de volta no caminho certo.

Alguns laptops possuem drenos embutidos na bandeja do teclado caso o seu é  for assim, você pode derramar água destilada no teclado e deixar secar ao ar. Verifique o seu manual para ter certeza.

Finalmente, use o pano úmido para limpar as teclas e o touchpad.

Limpe as portas e as aberturas de resfriamento

Use a lata de ar comprimido para limpar as aberturas da carcaça: as portas e as aberturas de ventilação. Pulverize de um ângulo para que os detritos sejam soprados para longe do computador e não para dentro dele.

Tenha cuidado ao pulverizar os ventiladores, se você borrifar com muita força, o líquido pode entrar nas pás do ventilador. Para evitar que os ventiladores girem enquanto você sopra o ar sobre eles (o que pode danificar os ventiladores), coloque um cotonete ou palito entre as pás do ventilador para mantê-los no lugar.

Por último, mas não menos importante

Verifique se o seu laptop está completamente seco antes de ligá-lo.

Agora que você tem o seu Notebook limpo e quase como novo, vamos dar algumas dicas básicas de como mante-lo limpo e conservado.

Dicas de como cuidar do seu Notebook.

Viagem

Ao viajar, remova todos os CDs, DVDs e pendrives que possam estar no seu computador e proteja-os adequadamente. Além disso, desligue o laptop – não o coloque em modo de suspensão ou espera.

Temperatura

Mudanças extremas de temperatura podem afetar um Notebook, então se você acabou de trazer seu laptop de um ambiente muito frio (ar-condicionado forte), você não deve ligá-lo até que tenha a chance de aquecer e atingir a temperatura ambiente.

Tela

A tela de um notebook é o componente mais frágil e de risco, e pode ser quebrada e danificada facilmente. Limpe-a apenas com soluções aprovadas ou Pano Para Limpeza De Lcd. Não toque na tela com canetas ou qualquer ponteiro que possa arranhar a superfície.

Campo Magnético

Notebook

Você não deve colocar um laptop perto de aparelhos que geram um campo magnético forte, como televisores, alto-falantes grandes e até mesmo alguns refrigeradores de alta tecnologia. Você deve até evitar colocar seu celular em cima de seu laptop enquanto ambos estão ligados.

Tampa

Mantenha a tampa fechada com a maior freqüência possível, o que ajuda a limitar a quantidade de poeira que pode se depositar no teclado, economiza a vida útil da bateria e evita que o café  seja derramado acidentalmente no teclado – uma das principais causas de danos ao laptop.

Super Aquecimento

Notebook

Laptops podem superaquecer mais facilmente do que um computador desktop, por isso você não deve coloca-lo sobre um cobertor, travesseiro ou outra superfície não plana que possa impedir a ventilação suficiente.

Lugares de utilização

Tenha cuidado onde você leva o seu computador, pois a portabilidade pode funcionar contra o Notebook. Você não deve levá-lo para a praia e arriscar cair areia nele. Igual a usá-lo no balcão da cozinha, onde ele poderia cair em uma pia ou no chão. E mesmo que NÃO esteja conectado em uma tomada, você não deve terminar sua planilha enquanto relaxa na banheira!

Transporte

Notebook

Use sempre uma bolsa para laptop de boa qualidade ou um estojo macio que ofereça proteção contra quedas e choques. Você também deve adquirir o hábito de nunca colocar nada em cima dele (jornais, correspondências), porque se estiver no fundo de uma pilha, ele pode não ficar visível e acidentalmente alguém colocar algo mais pesado em cima.

Senhas

Configure senhas para acesso ao seu laptop (para membros da família que também possam usá-lo). Certifique-se de que eles não usem “senha”, “ABCD” ou outras senhas simples que qualquer ladrão possa adivinhar, caso alguma vez seja roubado.

Rede

Abra uma conta pessoal de rede virtual privada (VPN) e use-a sempre que puder em aeroportos, hotéis e hotspots em cafeterias, em outras palavras, sempre que você estiver conectado a redes Wi-Fi gratuitas ou estranhas. Uma VPN redireciona sua conexão com a Internet para redes seguras, onde um hacker não pode roubar seus dados.

Fonte: lifewire

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE