Os peixes mais estranhos do mundo!

Thumb Os peixes mais estranhos do mundo!

A gente sabe que nos oceanos, rios e mares, vivem peixes pequenos, médios, grandes, coloridos e diferentões. Mas, o que a gente não esperava, é que alguns deles tivessem uma aparência muito bizarra.

Ao folearmos um livro de biologia marinha, as fotos de alguns peixes podem assustar e muito! Eles têm essa forma estranha, simplesmente para se defenderem de outros predadores que da cadeia alimentar.

Quem são eles

1-Opistognathus aurifrons:também chamado de jawfishes (ou peixe-mandíbula), possui esse nome estranho, porque abriga os filhotes da fêmea na sua boca (ele tem a cabeça e boca maiores que o corpo), a fim de protegê-los das ameaças.

Apesar de feio, os jawfishes não oferecem nenhum perigo para os seres humanos que estiverem mergulhando com eles nas profundezas, ainda bem!

2-Peixe-lua: esse peixe é bem grandão, com mais de quatro metros, e pesa cerca de duas toneladas! Ele é considerado como o peixe ósseo mais pesado do mundo. Seu corpo é coberto por uma pele grossa, que estica, e não contém escamas.

Em sua pele habitam mais de 40 parasitas diferentes, ou seja, os parasitas se reproduziram várias vezes, neles mesmos. A aparência do peixe-lua, é como a de um balão dirigível, e não de um peixe!

As fêmeas dessa espécie, podem botar mais de 300 milhões de ovos por cria! Por isso o peixe-lua, ganhou destaque no Guinness Book of World Records. Ele ainda tem um bico, que usa para manipular as presas, sugando-as e mastigando-as com as garras em suas gargantas.

Ao saírem dos ovos, os mini peixes não se parecem em nada com o pai ou a mãe, e sim com mini Baiacus, espécie de peixe que contém espinhos pelo corpo. Assim, a medida que eles crescem, as nadadeiras vão se moldando típicas da espécie.

3-Sargo-de-dentes:esse peixe possui dentes como os de um ser humano! Isso mesmo, um adulto dessa espécie, tem dentes bem definidos e posicionados na mandíbula.

Essa característica, permite que ele consiga alimentar-se com diferentes presas ao longo de sua vida marítima. Pequenos peixes, algas, conchas, crustáceos, vermes e outras iguarias, estão no cardápio desse carinha cheio de dentes!

4-Peixe-gota: o peixe-gota parece mais uma gosma redonda! Ele não se parece em nada com um peixe comum, que costumamos ver na superfície. Então, sabemos que ele não tem nada de bonito… por isso foi eleito o peixe mais feio do mundo!

O corpo dele tem essa consistência gelatinosa, para se adaptar às profundezas do oceano, onde tem muita pressão. Em sua face, o peixe-gota tem uma protuberância, que parece um nariz enorme!

Natureza bizarra

Quem olha as belezas dos peixes na superfície do mar, nem imagina que existam essas criaturas estranhas, no fundão do oceano. Mas, sendo feios ou não, eles são essenciais para o equilíbrio do ecossistema marinho.

Os biólogos dizem que essas características físicas deles, apareceram por causa da falta de luz do sol no fundo do mar, obrigando-os a evoluírem no meio biológico em que vivem hoje.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: