Por que o avião é o meio de transporte mais seguro do MUNDO?

Thumb Por que o avião é o meio de transporte mais seguro do MUNDO?

Você pode imaginar quantos aviões sobrevoam os céus a cada hora e todos os dias, meses e todos os anos. Caso ache difícil visualizar em números, dados aproximados de 2017 informam foram feitos 36,8 milhões de voos comerciais em todo o mundo e apenas 10 deles terminou em um acidente fatal.

Levando em consideração que uma aeronave pode acomodar mais de 14 passageiros. No total, 44 pessoas morreram no ano passado em decorrência desses acidentes aéreos, o que fez de 2017 o ano mais seguro da história da aviação. Por que, então, existe ainda a sensação de que voar é inseguro?

Grande repercussão midiática

Em 2014 houve três acidentes de grande impacto na mídia. Em 8 de março de 2014, o voo 370 da Malaysia Airlines desapareceu e ainda não foi encontrado. Em julho, o voo 17 da Malaysia Airlines foi abatido sobre a Ucrânia, levando 283 vidas. Em 28 de dezembro, a tragédia atingiu o voo 8501 da Indonesia AirAsia, com 162 mortes depois de cair no mar.

A priori parece ser um dos anos mais desastrosos para a aviação, mas não foi realmente. Embora, em 2014 houvesse mais perdas de vidas humanas do que nos anos anteriores, a tendência até então estava diminuindo e continuou a cair constantemente nos últimos anos.

O meio de transporte mais seguro

A probabilidade de uma pessoa que voa diariamente sofrer um acidente é 3.000 anos. A aviação registra um grave acidente para cada 2,4 milhões de voos em um país, a possibilidade de um acidente de carro fatal é 1 em 356,357 movimentos.

Estudos demonstram que o risco de morrer em um voo escolhidos aleatoriamente é quase 7 vezes menor do que em uma viagem de carro.

Então, por que tanto medo de um avião?

Embora haja infortúnios que deixam qualquer um congelado, qualquer um poderia concluir que voar é seguro. Mesmo assim, a aerofobia ou o medo de voar, é carregada na cabeça de muitos passageiros. Alguns estudos dizem que a população mundial tem medo de voar, de forma que pode ser classificado de moderado a grave.

Se considerar veículos motorizados, carros, o percentual cai significativamente.  Se você tiver de escolher o meio de transporte que faz se sentir mais seguro o que prefere?…

Tudo é resumido em uma palavra: psicologia. Não parece razoável pensar que o humor, tempo e outros fatores que cercam um individuo afete a capacidade de determinar o que é um risco ou não, mas o ser humano tende a se concentrar em eventos espetaculares que no cotidiano.

Outras razões possíveis, por exemplo, são passageiros gostam de controlar tudo e acham difícil dar controle ao piloto do avião ou a outras pessoas que não entendem exatamente como funciona uma aeronave e outros medos que também ocorrem dentro de um avião devido às suas características físicas, como agorafobia ou claustrofobia.

Três quartos das pessoas que têm fobia de viajar de avião estão preocupadas com uma falha no motor, navegação, preparação de pilotos, clima… Fatores que estão relacionados à agorafobia: eles temem um ataque de pânico em uma circunstância da qual eles não serão capazes de escapar.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE