Por que o pum cheira mal?

Thumb Por que o pum cheira mal?

Os odores do gás que produzimos no nosso intestino são diferenciados, e quando saem em forma de pum com mau cheiro deixam qualquer pessoa que estiver em volta incomodada, não é mesmo?! Inclusive a própria pessoa que soltou os gases.

Mas, você já chegou a se perguntar o motivo de sempre termos a necessidade de expelir estes gases e ainda o porquê de terem um cheiro nem um pouco agradável? Se ainda não, nem precisa se preocupar, pois hoje você vai descobrir o motivo, pois a ciência te explica tanto como eles são formados e ainda o porquê de cheirarem mal.

Vamos lá descobrir!

A digestão

No intestino existem baterias responsáveis pela digestão dos alimentos, durante o processo elas eliminam diversos gases que não podem ficar retidos dentro do corpo e de alguma forma precisam ser liberados. O fim de tudo você já sabe, não é mesmo?! Isso sim, eles se transformam no que conhecemos popularmente como pum, e cientificamente como flatulência.

Dependendo de qual seja o alimento ingerido, o gás que é liberado difere. E como todos os gases têm suas características próprias, em determinado momento você pode estar soltando algum pum que tenha um cheiro insuportável, enquanto em outra situação você soltará um pum com um cheiro quase imperceptível. Isso vai depende, como já dito, de qual alimento você ingeriu.

A produção e liberação de gases

O gás produzido varia de acordo com o alimento ingerido. Quanto mais rica em enxofre for a sua dieta, mais mau cheiro terá as suas flatulências, por isso se você está seguindo aquela dieta ceia de enxofre pode ter certeza que vai ter de ir no banheiro por algum tempo apenas para soltar o pum que com certeza vai ter um cheiro muito indesejado.

Em condições normais o seu corpo produz cerca de 1,5 litros de gases por dia, o que pode chegar a resultar em algo em torno de 15 a 20 puns. Só que, nem sempre conseguimos expelir tudo aquilo que nosso intestino produz, mas isso pode ser considerado normal até certo ponto, pois se a situação se agravar você pode começar a desenvolver algum problema em relação aos gases contidos, o que traz dores e muito incômodo.

O cheiro depende do gás produzido na digestão

O cheiro mal que vem no pum deriva de pequenas porções de sulfeto de hidrogênio, gás sulfídrico, e escatol, um composto orgânico configurado por C9H9N que traz um cheiro bem característico de fezes à flatulência.

Quanto mais desses gases tiverem sendo expelidos pelo seu corpo, mais cheiro forte e ruim será sentido em volta. Vale lembrar que ele é resultado de uma dieta rica em enxofre, por isso se você consumir muito essa substância pode ter certeza que terá flatos de cheiro bem desagradável.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: