Por que os escorpiões brilham no escuro?

Thumb Por que os escorpiões brilham no escuro?

Os escorpiões são criaturas pequenas, mas que possuem um veneno perigoso. Se tiver um lugarzinho escuro, quentinho e úmido, lá estará ele marcando presença.

Não existe nenhum remédio que possa combater a infestação de escorpiões nas residências, mas você pode colaborar tirando o entulho do quintal, tampando bem os ralos e frestinhas das portas e dos banheiros.

Uma luz na escuridão?

Dentre tantos tipos de escorpiões, um deles chamado de Desert Grassland Scorpion (o nome científico dele é Paruroctonus utahensis), se destaca por ter a capacidade de brilhar no escuro!

Isso mesmo, não bastasse ser um bicho que todos querem ficar longe, o danado ainda brilha! Eles refletem um brilho verde, quando expostos sob uma luz ultravioleta, simplesmente para sentir o quão iluminado o ambiente está, para conseguirem escapar dos predadores.

O exoesqueleto deles é capaz de captar os raios ultravioleta, apesar de os cientistas afirmarem que eles não enxergam a luz com facilidade, mas por meio dessa característica luminosa do corpo, conseguem enxergar longe!

Quem descobriu essa façanha foi o biólogo americano Douglas Galfin, da renomada Universidade de Oklahoma. As pesquisas começaram quando os cientistas perceberam que mesmo no escuro, o escorpião sagaz se escondia debaixo de alguma folha, pedra ou lugar fora da vista.

Daí surgiu a pergunta: se eles não enxergam bem, porque se escondem na escuridão, e como conseguem achar um abrigo? Pois é, as respostas foram aparecendo, a medida em que estudavam o pequeno animal peçonhento.

Os testes com os bichinhos foram feitos pelo biológo Galfin, em laboratório, para que várias luzes fossem testadas em seus corpos, a fim de saber qual faria com que eles brilhassem.

Pasmem: os escorpiões estavam com os olhinhos vendados com papel alumínio, e ainda sim conseguiram fugir da luz, isso sim é medo de ser encontrado!

E não importa se eles são amarelos, pretos ou transparentes, pois no escuro todos brilham na cor esverdeada! E não é de hoje que os escorpiões brilham assim, não. Pois fósseis de 430 milhões de anos atrás, também possuíam essa característica.

Capacidades aperfeiçoadas

Outra capacidade que o escorpião possui, é a de ficar até dois anos sem se alimentar. Já pensou? Ficar um dia sem comer já é difícil! Tamanho não é documento mesmo, quem imaginaria um ser pequeno desses, ser ao mesmo tempo tão forte e perigoso?

O tempo de vida do escorpião é de cerca de cinco anos, e algumas espécies não apresentam riscos para nós, meros mortais. E nem sempre ao atacarem, injetam veneno pela cauda. Mas é claro que, por segurança, é melhor não mexer com ele!

Quando alguém é picado pelo escorpião, o primeiro sintoma é de dor forte no local da picada, seguida de náuseas, vômitos e falta de ar. Quanto antes procurar ajuda, melhor. Em idosos e crianças, deve-se correr rapidamente a um hospital, para aplicar o antígeno.

Agora que já conhecemos um pouco sobre essa criaturinha, melhor prevenir que remediar, cuidando bem do nosso ambiente, mantendo distância dele!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE