Quais os principais cuidados com os gatos?

Thumb Quais os principais cuidados com os gatos?

Os gatos são animais carinhosos, independentes, limpos e se adaptam facilmente a espaços pequenos.  Se você tem a pretensão de comprar ou adotar um gato, tenha em mente que alguns cuidados são necessários.

Peculiaridades

Para que não haja prejuízos quanto a arranhões em armários, estantes e outros, é preciso adquirir um arranhador.

Além disso, os gatos adoram brincar com bolinhas e ter um lugar macio e limpo para ficar, então é indicado fazer uma casinha, ou até mesmo separar uma almofada. Não adianta separar um lugar específico, pois os gatos enjoam facilmente do local.  O ideal seria estar constantemente alternando o lugar.
Quanto a banhos, os veterinários não recomendam, já que se trata de animal higiênico, mas caso queira, terá que acostumar desde filhote, porém banho em excesso faz com que caiam os pelos.

Outra peculiaridade são os cortes das unhas.  Cuidado com a parte rósea, pois são as veias e jamais deverão ser machucadas.

Um gato tem perspectiva de 16 anos de vida e quando está com idade avançada, tem tendência de se tornar um animal dependente e trabalhoso, portanto, tenha ciência que será o momento em que o gato necessitará de mais atenção e cuidados.

Cuidados Especiais com o gato

> Alimentação – Somente rações específicas, completas e equilibradas para gato. A quantidade de alimento varia de animal para animal.  Quanto a água, sempre limpa e de fácil acesso ao felino.

> Vacinas – O gato deve ser vacinado contra as principais doenças transmissíveis.

> Pulgas e Vermes – Estar sempre verificando a existência de bactericidas e fazer o tratamento adequado.

> Consulta Veterinária – Ir ao menos uma vez ao ano para fazer check-up no gato.

> Castração – É um benefício à saúde dos gatos. Realizando a castração, o crescimento populacional é reduzido e consequentemente, as doenças transmitidas aos homens também diminuem, tais como a raiva e a esporotricose.

> Caixa de areia – São usadas para que os gatos possam fazer suas necessidades. É importante manter sempre limpa, para que não atraia insetos e o gato não faça as necessidades em outros lugares.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE